A carroceria
De acordo com um dos projetistas do Veyron, o maior desafio na sua criação foi a aerodinâmica. Como manter um carro de passageiros de 400 km/h na estrada?Imagem cedida por Bugatti Automobiles S.A.S. |
As dimensões do Veyron ajudam até certo ponto. O carro tem 2 m de largura, 4,47 m de comprimento e somente 1,22 m de altura. Lembre-se de que um Hummer 2 tem 2,06 m de largura. O Bugatti é extremamente largo para sua altura.
Imagem cedida por Bugatti Automobiles S.A.S. |
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A asa traseira do Bugatti Veyron produz muita força vertical descendente em altas velocidades
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O motor e as tomadas de ar
- em potência máxima, o motor consome 45.000 litros de ar por minuto;
- em potência máxima, o motor queima 5 litros de gasolina por minuto e precisa dissipar todo o calor através de seus radiadores;
- quando freia, os freios precisam dissipar o calor - especialmente importante ao acelerar e frear rapidamente em estradas com muitas curvas.
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Os pneus
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Os pneus usam o sistema PAX da Michelin (em inglês). Sua pressão é monitorada automaticamente, e eles podem rodar vazios por aproximadamente 200 km, a 80km/h. De acordo com a Michelin, o sistema de detecção de pneus vazios "exerce um papel importante na segurança ativa do Sistema PAX. Sua função é informar sobre a perda de pressão, gradual ou repentina". Uma vez notificado sobre o vazamento de ar pelo sistema PAX, pode-se reduzir a velocidade e dirigir até um centro de reparo de pneus.
Uma vantagem do sistema PAX e sua capacidade de detectar pneus vazios é que ele elimina a necessidade de estepe.
O interior
O Veyron possui dois bancos com estilo exagerado. Quase todo o interior é revestido com couro - o painel, os bancos, o chão e as laterais. Apenas os instrumentos e algumas peças de acabamento são metálicas.
Imagem cedida por Bugatti Automobiles S.A.S. |
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Isso tudo vale um milhão de dólares? Quem sabe. Mas, independente disso, o Veyron representa uma façanha tecnológica notável.
O Veyron provavelmente representará também, por um bom tempo, o ponto mais alto do espectro de desempenho automobilístico. A criação de um carro muito mais rápido vai exigir que se acrescente mais peso e mais potência às rodas. O acréscimo de peso significa pior resultado na relação peso-potência. Potência adicional significa mais patinagem das rodas.
Observe um ChampCar e veja como sua aparência é radical se comparada a de um carro de passageiros. Considere também que um ChampCar não é mais rápido que o Veyron. Ele provavelmente atinge os limites máximos do conceito de carro de passageiros e é improvável que vejamos muito além do Veyron em termos de desempenho.
Em outras palavras, é tão bom quanto parece.
Referência
http://carros.hsw.uol.com.br/bugatti-veyron1.htm
muito massa esse carro MI, me dá um de presente,.
ResponderExcluirsim,, de aniver
ResponderExcluirreALMENTE , UMA SUPER MÁQUINA, SEM EXPLICAÇÕES
ResponderExcluirÉ O carro de fabricação mais incrível!!
ResponderExcluirfã concerteza
tem razão, não tem muito o q comentar,
ResponderExcluirvlw