Uma das primeiras modificaçoes que um motor sofre na tentativa de ganhar alguns cavalos de forca e a instalacao de um filtro de ar esportivo, embora muitos clientes fiquem satisfeitos com o resultado e quase sempre efeito "placebo", vamos explicar:
Se o seu filtro de ar original nao causa obstruçao suficiente a ponto de perder potencia nao existe um filtro esportivo que possa ser melhor e promover ganhos reais de potencia trocando somente ele.
Filtros de ar originais tem um poder de filtragem altassimo, portanto "entopem" rapidamente causando obstrucao e perca de potencia, um filtro esportivo nao filtra tao bem e demora mais para ficar sujo e causar algum tipo de obstrucao no fluxo de ar, assim na hora da troca do velho filtro original pelo novo filtro esportivo o dono pode sentir algum ganho de potencia.
Caso o filtro de ar original do motor cause obstrucao do fluxo de ar, mesmo sendo novo o ganho de potencia nao ultrapassa de 1% a 3%. Nao existe uma forma facil de saber se o filtro original causa ou nao obstrucao, a asnica forma de descobrir seria testar em dinamametros com os dois filtro e ver o resultado. Sendo que para esse tipo de teste o valor investido seria extremamente alto se considerarmos o possivel ganho de potencia. Embora voce possa ter ficado desanimado com o texto acima, logo abaixo iremos mostrar os motivos e as necessidades que justifiquem o investimento num filtro de ar esportivo.
Principais motivos para a instalacao de um filtro esportivo:
Ronco do motor - Instalando um filtro de ar esportivo o barulho do motor ficar mais encorpado, da para escutar o ronco vindo debaixo do capa. Os filtros originais abafam o som que vem da admissao do carro, quando instalado um filtro esportivo ele deixa passar o som da admissao. Nao a um som alto e nao incomoda. Em sua maioria os clientes aprovam.
Obrigatoriedade - Quando instalado kit turbo normalmente ele ocupa o lugar da caixa do filtro de ar original obrigando o dono do carro a instalar um filtro esportivo que ocupa menos espaço.
Maior fluxo de ar - Em qualquer tipo de preparaçao como troca de comando de valvulas, retrabalho do escapamento, instalaçao de kits turbo ou blower um filtro original que nao obstrua a passagem de ar agora podera obstruir e roubar potencia significativa, um filtro esportivo garante o fluxo necessario.
Embelezamento - As empresas que fabricam filtros esportivos capricham no acabamento, elas nao estao restritas ao orsamento limitado que fabricantes dos filtros originais estao, dessa forma sao muito bonitos e exclusivos, as comum encontrar filtros esportivos em carros tuning.
Durabilidade - Filtros de ar esportivos bons sao lavaveis, portanto podem durar muito mais tempo que os filtros originais
Existem no mercado inameros tipos e modelos de filtros de ar esportivos, abaixo vamos mostrar os mais comuns no mercado:
Mono Fluxo - Formato canico com entrada de ar atraves do elemento filtrante que envolve o lado externo do filtro. Nao possuem o mesmo rendimento de um filtro Duplo Fluxo do mesmo tamanho, poram sao mais baratos.
Duplo Fluxo - Formato Canico com entrada de ar atraves do elemento filtrante que envolve o lado externo do filtro e na sua parte superior, sao os que proporcionam o melhor rendimento, porem costumam ser os mais caros.
Direcionaveis - Formato Canico com estrada de ar atraves de elemento filtrante que envolve o lado externo do filtro e coberto por um duto de ar com o objetivo de direcionar o filtro numa posisao em que receba o ar que vem e fora do capa. Quando menor a temperatura do ar admitido melhor o rendimento do motor.
Formato original - Sao filtros que ficam exatamente no mesmo lugar dos filtros originais de fabrica, porem suportam um fluxo de ar maior, normalmente sao indicados para carros aspirados e pessoas que nao querem modificar o formato do motor.
O papel do filtro de ar vital nao apenas do ponto de vista de rendimento do motor, como tambem esta intimamente ligado a sua durabilidade. Isto se justifica, pelo fato dele reter todas impurezas e particulas contidas no ar, que se atingirem a camara de combustao, podem danificar o motor. Um problema que caracteriza bem sua importancia, a que um filtro de ar sujo pode provocar aumento de consumo e queda de desempenho do veiculo. Portanto, sempre verifique o estado geral do componente. Em media, a autonomia de 10 mil km quando se trafega no asfalto e 5 mil km na terra. O mais indicado para um bom aproveitamento, utilizar o filtro de ar esportivo em um carro com um certo grau de preparasao, embora sua utilizasao nao esteja restrita a esta classe de veiculos. O sistema de admissao de um carro original a bastante simples e, concebido de acordo com as especificacoes de funcionamento do motor em seu projeto original, que deve contemplar tanto desempenho, como durabilidade e consumo. Justamente em razao disto, este sistema um tanto restritivo no que diz respeito a captacao de ar. Usando esta premissa, algumas pessoas erroneamente retiram o filtro de ar pensando que o desempenho do carro vai melhorar. Mas, ao contrario, a retirada do filtro pode atras mesmo piorar o rendimento e trazer serios riscos ao motor. Toda a impureza do ar aspirada pela admissao e algo pode se alojar no carburador/injesao e camara de combustao. Isso na melhor das hipiteses, provoca desregulagens frequentes no sistema de alimentacao. Os veiculos equipados com injecao eletronica TBI, o chamado corpo de borboleta, tambem podem apresentar problemas de funcionamento por causa do acumulo de sujeira. Aliam disso, valvulas, pistoes e cilindros estao sujeitos a inevitaveis danos. E o mais importante em primera analise: Com a retirada do filtro, o desempenho do motor em geral piora. Em alguns raros casos podem haver ganhos de 10%! Mas isso vale apenas para carros extremamente preparados que contam com elevados nives de potencias e turbo-compressores. A temperatura do ar admitido a outro fator determinante na obtensao de potencia de um motor. Os sistemas originais de filtragem de ar podem nao trazer os melhores resultados, mas foram desenvolvidos de maneira minuciosa pelas montadoras para cumprirem muito bem o seu papel, que de captar ar frio, contribuir para menores noveis de emissao de poluentes, serem mais silenciosos e trazer economia de combustivel. Por isso prudente saber o que se esta fazendo ao alterar o sistema de "respiro" do motor. Quando o caso sao carros com injecao eletronica, as consequencias negativas da retirada do elemento filtrante, podem ser ainda piores. A explicasao para isto que os medidores (sensores) de fluxo e de massa de ar acabam sendo afetados, na medida em que podem realizar leituras erradas. A depender dos dados enviados a central eletronica, voce podera ter tanto uma situacao de mistura rica ou pobre. Em uma situacao extrema em ambos os casos as cabecas dos pistoes poderao ate mesmo sofrer perfuracao ou deterioracao.
Para conseguir resultados satisfatorios e, sobretudo confiaveis, procure por filtros de fabricantes consagrados e, cuja aplicacao seja bem empregada. No mercado existe uma ampla gama de marcas, tanto nacionais como (e principalmente) importadas. Naturalmente, nem todos tem iguais padroes de eficiencia e qualidade e sua utilizacao pode trazer resultados que variam de caso para caso. Infelizmente, os conjuntos importados e mais caros sao, via de regra, mais eficientes e confiaveis. Confira alguns tipos dos modelos produzidos fora do Brasil.
Cold Air Intake (CAI) - Sistema de admissao de ar frio com filtro esportivo e cano longo; e o mais comum. A vantagem deste tipo, vem do fato do comprimento do cano, que tanto a benefico para ajuste da posicao do filtro, com em geral possibilita posicionar a captacao em um ponto mais frio dentro do cofre do motor.
Short Ram - Parecido com o CAI, tem um cano mais curto. A vantagem deste tipo, ao usar um cano mais curto produz um fluxo ligeiramente mais intenso e menos turbulento.
Cold Air Box - Sistema semelhante ao original, porem com maior vazao. Este sistema e um dos que pode oferecer melhores resultados de adequadamente dimensionado para as caracteristicas de seu motor. Aqui, e importante um estudo de mecanica dos fluidos, do contrario o melhor ajuste/dimensionamento, passa a ser meramente emparico (baseado em tentativa e erro, ou experimentacao).
Quanto menor e menos tortuoso o cano, melhor sere o resultado. A maioria deles trazem especificado na caixa o volume de ar aspirado e comparacao ao sistema original. Na verdade, a "magica" e bem simples. O que acontece e que os filtros esportivos sao capazes de suprir o motor com doses maiores de ar. Assim o sistema de alimentacao e mistura de combustivel pode fornecer doses correspondentemente maiores. Assim, mais ar/combustivel dentro da camara, explosoes mais "potentes"! Observe que preparacoes mais extensivas e que nao levam em consideracao este fator, estarao inevitavelmente comprometidas. Carros com sistema de injecao eletronica de combustivel (em geral) sao capazes de se adequar a maior quantidade de ar. Isso quer dizer que voce nao precisa fazer ajustes. Mas vale lembrar, que dependendo do quanto a mais de ar sere admitido, outros ajustes devem necessariamente ser realizados. De nada adianta o motor dispor de todo ar possivel, se o sistema de injecao nao puder suprir com quantidades correspondentes de combustivel. Nestes casos bicos de injecao auxiliares ou de maior vazao, assim como bombas de combustivel, sistema de ignicao e ate mesmo remapeamento da central podem ser exigidos. Em casos mais simples, depois de algum tempo, o proprio sistema reprograma-se e comeca a injetar mais combustivel para que a queima fique perfeita. Nos veiculos mais antigos, dotados de carburador, e necessaria a troca do venturi e o aumento da giclagem para melhorar a vazao de combustivel. Tambem como no caso dos "injetados", situacoes extremas podem demandar carburadores dimensionalmente maiores. Antes da instalacao do novo sistema, e preciso avaliar o melhor local de colocacao para se extrair ar frio no interior do compartimento do motor. Alguns cofres de motor tem um projeto bastante reduzido ou ainda mal ventilados. Para solucionar esse problema pode-se colocar tomadas de ar no capa, atraves dos famosos scoops, ou nas laterais do para-lama. A procura da regiao mais ventilada, alem do beneficio da menor temperatura, tambem contribui por ser a que tem maiores volumes de ar, facilitando a aspiracao do mesmo. Quanto mais ar frio o motor captar, melhor sere sua performance. Em carros com motores originais, as vantagens sao pequenas e sutis e, muitas vezes nao justifica o investimento. A colocacao do um sistema esportivo de admissao, por outro lado, nao se produz melhores resultados em carros com algum nivel de preparacao, como podem potencializalo, sobretudo em veiculos turbos. A melhor receita para quem tem um carro original e a contra-mao, ou seja, ao inveis de privilegiar apenas a admissao, retrabalha-se o sistema de escape, instalando um sistema mais livre do tipo 4X1, para aliviar as saidas dos gases e a adosao de um comando de valvulas com maior duracao, junto com a colocacao de um sistema esportivo de admissao, mas este e assunto para outro artigo. Veiculos com turbo tambem podem e devem ter filtro de ar esportivo. As mesmas regras e consideracoes feitas para os carros aspirados, vale para turbinados. Se que, nesse caso, ha outro agravante no fato de apenas retirar-se o sistema filtrante: A sujeira aspirada tambem vai comprometer a vida astil da turbina. Mais um ponto importante: Os sistemas esportivos sao mais praticos e duraveis em relacao aos originais. Para filtros nacionais esportivos os presos variam entre R$50 e R$200. Os kits importados chegam a custar cinco vezes mais, dependendo da marca do filtro e do carro. Por isso sao mais confiaveis e garantem melhores resultados. Portanto, quando se decidir pela instalacao de um sistema de admissao esportivo, pesquise e procure por profissionais qualificados que entendam do assunto para que seu carro nao fique com um desempenho pior, ou ate mesmo quebre.
referência
http://www.cartuningrevolution.com/artigosparacarros/filtrosesportivos.html
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