Introdução
Carros que estacionam sozinhos | |||
Imagem cedida por Stock.xchng Em muitos lugares, a única opção para estacionar consiste em fazer uma baliza |
Por fim, a dificuldade de fazer uma baliza leva a uma série de pequenos amassados e arranhões na lataria. A tecnologia do auto-estacionamento evitaria muitos desses infortúnios. Ela também pode economizar dinheiro, já que você não terá de se preocupar com reclamações de seguro quanto a danos relacionados ao estacionamento.
Estacione você mesmo
A tecnologia do auto-estacionamento é usada principalmente para situações de estacionamento por baliza (apesar de a BMW possuir um protótipo que estaciona em espaços com linha reta, como garagens estreitas). Fazer baliza requer que os carros estacionem paralelos à guia da meio-fio, em fila com os outros carros estacionados. A maioria das pessoas precisa de um espaço cerca de 1,2 metro maior do que o comprimento de seus carros para fazer uma baliza com êxito, apesar de alguns motoristas experientes precisarem de menos espaço.
Para fazer uma baliza, o motorista deve seguir estas cinco etapas básicas:
- ele avança além do espaço e pára ao lado do carro à frente da vaga;
- esterçando as rodas do carro em direção ao meio-fio, ele retorna de marcha à ré em um ângulo de cerca de 45 graus;
- quando suas rodas dianteiras estão emparelhadas com as rodas traseiras do carro estacionado a sua frente, ele endireita as rodas e continua em marcha à ré;
- enquanto verifica o espelho retrovisor para se certificar de que não chegará muito perto do carro de trás, o motorista afasta suas rodas do meio-fio para encaixar a extremidade dianteira do carro na vaga;
- finalmente, o motorista conduz o carro para frente e para trás na vaga até que seu carro esteja a cerca de 30 cm do meio-fio.
O carro vai adiante para a posição ao lado do carro à frente da vaga e um sinal permite que o motorista saiba quando deve parar. Em seguida, o motorista coloca o carro em marcha à ré e libera levemente o pedal do freio para iniciar o movimento para trás. Usando o sistema de direção assistida, o computador gira o volante e executa a manobra com perfeição, colocando o carro na vaga. Quando o carro tiver recuado o suficiente na vaga, outro sinal permite que o motorista saiba que deveria parar e colocar o carro na marcha à frente. O carro se desloca para a frente enquanto as rodas se ajustam para manobrá-lo na vaga emitindo, então, um sinal final.
Imagem cedida por Toyota Motor Europe S.A./N.V. O Toyota Prius britânico com Assistente de Estacionamento Inteligente possui uma tela no painel de instrumentos para informar ao motorista o que fazer |
Diferentes sistemas de auto-estacionamento possuem diferentes maneiras de detectar os objetos ao redor do carro. Alguns possuem sensores distribuídos ao redor dos parachoques dianteiro e traseiro que atuam tanto como transmissores como receptores. Estes sensores transmitem sinais que atingem os objetos ao redor do carro e refletem de volta para eles. O computador do carro então utiliza a quantidade de tempo que esses sinais levam para retornar e calculam a localização dos objetos. Outros sistemas possuem câmeras instaladas nos parachoques ou utilizam radar para detectar os objetos. O resultado final é o mesmo: o carro detecta os outros carros estacionados, o tamanho da vaga e a distância até o meio-fio e, então, manobra para entrar na vaga.
Referência
http://carros.hsw.uol.com.br/carros-que-estacionam-sozinhos.htm
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