quinta-feira, 4 de novembro de 2010

os carros que estacionam sozinhos

Introdução


Carros que estacionam sozinhos
Fazer baliza é uma provação para muitos motoristas, mas com as vagas para estacionamento limitadas das grandes cidades, espremer seu carro em uma vaga minúscula é uma importante habilidade. Geralmente, não é uma tarefa fácil, e pode levar a engarrafamentos, nervos em frangalhos e paralamas amassados. Felizmente, a tecnologia possui uma resposta: os carros que estacionam sozinhos. Imagine encontrar o lugar perfeito para estacionar, mas em vez de lutar para manobrar seu carro de um lado para outro, você simplesmente aperta um botão, se encosta no assento e relaxa. A mesma tecnologia usada nos carros que estacionam sozinhos pode ser usada para sistemas anticolisão e, por fim, carros que dirigem sozinhos. Os fabricantes de automóveis estão começando a colocar no mercado carros que estacionam sozinhos porque perceberam uma demanda dos consumidores. Fazer baliza é freqüentemente a parte mais temida do exame para tirar a carteira de motorista, e é algo que quase todo mundo terá de fazer em algum momento. As pessoas que moram nas grandes cidades podem ter de fazer isso todos os dias. Eliminar a dificuldade, a tensão e a incerteza dessa pequena tarefa é um grande apelo comercial.

Carros estacionados em uma rua
Imagem cedida por Stock.xchng
Em muitos lugares, a única opção para estacionar consiste em fazer uma baliza
Os carros que estacionam sozinhos também podem ajudar a solucionar alguns dos problemas de estacionamento e trânsito em áreas de grande densidade urbana. Algumas vezes, o ato de estacionar um carro em uma vaga é limitado pela habilidade do motorista em fazer uma baliza. Um carro que estaciona sozinho pode se encaixar melhor em vagas menores do que a maioria dos motoristas. Isso facilita as pessoas a encontrarem vagas e permite que o mesmo número de carros ocupe menos vagas. Quando alguém estaciona fazendo baliza, normalmente bloqueia uma pista de trânsito durante ao menos alguns segundos. Se tiver problemas ao estacionar naquele ponto, essa tarefa poderá durar vários minutos e com isso prejudicar seriamente o trânsito.
Por fim, a dificuldade de fazer uma baliza leva a uma série de pequenos amassados e arranhões na lataria. A tecnologia do auto-estacionamento evitaria muitos desses infortúnios. Ela também pode economizar dinheiro, já que você não terá de se preocupar com reclamações de seguro quanto a danos relacionados ao estacionamento.
Estacione você mesmo
A tecnologia do auto-estacionamento é usada principalmente para situações de estacionamento por baliza (apesar de a BMW possuir um protótipo que estaciona em espaços com linha reta, como garagens estreitas). Fazer baliza requer que os carros estacionem paralelos à guia da meio-fio, em fila com os outros carros estacionados. A maioria das pessoas precisa de um espaço cerca de 1,2 metro maior do que o comprimento de seus carros para fazer uma baliza com êxito, apesar de alguns motoristas experientes precisarem de menos espaço.
Para fazer uma baliza, o motorista deve seguir estas cinco etapas básicas:
  1. ele avança além do espaço e pára ao lado do carro à frente da vaga;
  2. esterçando as rodas do carro em direção ao meio-fio, ele retorna de marcha à ré em um ângulo de cerca de 45 graus;
  3. quando suas rodas dianteiras estão emparelhadas com as rodas traseiras do carro estacionado a sua frente, ele endireita as rodas e continua em marcha à ré;
  4. enquanto verifica o espelho retrovisor para se certificar de que não chegará muito perto do carro de trás, o motorista afasta suas rodas do meio-fio para encaixar a extremidade dianteira do carro na vaga;
  5. finalmente, o motorista conduz o carro para frente e para trás na vaga até que seu carro esteja a cerca de 30 cm do meio-fio.
Os carros que estacionam sozinhos e que estão no mercado atualmente não são completamente autônomos, mas eles tornam a baliza muito mais fácil. O motorista ainda controla a velocidade do veículo pressionando e liberando o pedal do freio (a marcha lenta do carro é suficiente para colocá-lo na vaga de estacionamento sem pressionar o pedal do acelerador). Assim que o processo se inicia, o sistema do computador de bordo assume o volante do carro.
O carro vai adiante para a posição ao lado do carro à frente da vaga e um sinal permite que o motorista saiba quando deve parar. Em seguida, o motorista coloca o carro em marcha à ré e libera levemente o pedal do freio para iniciar o movimento para trás. Usando o sistema de direção assistida, o computador gira o volante e executa a manobra com perfeição, colocando o carro na vaga. Quando o carro tiver recuado o suficiente na vaga, outro sinal permite que o motorista saiba que deveria parar e colocar o carro na marcha à frente. O carro se desloca para a frente enquanto as rodas se ajustam para manobrá-lo na vaga emitindo, então, um sinal final.

A tela do painel de instrumentos do Toyota Prius britânico
Imagem cedida por Toyota Motor Europe S.A./N.V.
O Toyota Prius britânico com Assistente de Estacionamento Inteligente possui uma tela no painel de instrumentos para informar ao motorista o que fazer
No Toyota Prius britânico, uma grande tela de computador instalada no painel de instrumentos fornece notificações ao motorista, do tipo: quando parar, quando colocar a marcha à ré e quando liberar o freio levemente para mover o carro para o interior da vaga de estacionamento.
Diferentes sistemas de auto-estacionamento possuem diferentes maneiras de detectar os objetos ao redor do carro. Alguns possuem sensores distribuídos ao redor dos parachoques dianteiro e traseiro que atuam tanto como transmissores como receptores. Estes sensores transmitem sinais que atingem os objetos ao redor do carro e refletem de volta para eles. O computador do carro então utiliza a quantidade de tempo que esses sinais levam para retornar e calculam a localização dos objetos. Outros sistemas possuem câmeras instaladas nos parachoques ou utilizam radar para detectar os objetos. O resultado final é o mesmo: o carro detecta os outros carros estacionados, o tamanho da vaga e a distância até o meio-fio e, então, manobra para entrar na vaga.

Referência
http://carros.hsw.uol.com.br/carros-que-estacionam-sozinhos.htm

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