Beleza x Praticidade
19/11/2008 - Mário Valiati
Fonte: iCarros
Embora eu sempre bata na mesma tecla de que um produto tem de ser projetado coma finalidade de ser útil e prático, a praticidade esbarra num problema social: tudo que cerca o ser humano hoje em dia demonstra sua colocação na sociedade. Do telefone celular, passando pelas roupas, tamanho em metros quadrados do apartamento e culminando com o carro, tudo o ser humano utiliza para dizer: olhe como estou situado na vida!
Então, mesmo o consumidor por vezes sabendo o que é certo ou errado, o visual ou importância que determinado produto tem para a sociedade o faz decidir pela escolha que o fazer se situar melhor na hierarquia de um grupo. Assim, há algumas soluções que são adotadas para causar um impacto visual e impressionar mas que acabam por prejudicar a praticidade. É o anti-design.
Dentre estas coisas, estão os pára-choques totalmente pintados na cor da carroceria, assim como as carenagens (coberturas) dos retrovisores externos também pintadas, soleiras das portas idem e frisos de proteção lateral.
Sei que minha opinião irá contra boa parte dos leitores, caprichosos e orgulhosos com seus carros reluzentes, mas como usuário intenso de carros, todo santo dia estas coisas sempre me fazem perguntar: por que diabos projetaram estas partes deste jeito?
No tempo em que eu tive carros com pára-choques sem pintura, somente plástico aparente, não sabia o que eram as famosas encostadinhas a não ser quando a placa aparecia um pouco amarrotada.
Depois que comprei carros que já tinham estes componentes pintados, passei a ter de me preocupar em deixá-los bem mais afastados de outros carros e, de quebra, fiquei neurótico a cada arranhada que os pára-choques sofriam cada vez com mais freqüência. Inclusive tive pára-choques arranhados dentro da própria concessionária em período de revisão.
O pior é que a maioria dos modelos atuais sequer tem uma proteção de borracha nos pontos proeminentes. É o tipo de solução que é impossível de se manter íntegra durante a vida útil do carro. Vejam bem, o nome da peça é pára-choques, sua função é deter pequenas colisões sem danificar o veículo. Por que tiveram a brilhante idéia de pintar uma coisa que foi, por definição, feita para sofrer pequenas danificações?
Neste ponto, a Peugeot remou contra a maré do mercado e continuou com as proteções dos pára-choques mesmo redesenhando o 206 (agora 207). Eles são pintados, mas projetados para terem as partes com proteção preta mais proeminentes que o restante, impedindo seu contato com o outro veículo. Ponto para ela.
O mesmo vale para os retrovisores pintados. É difícil, praticamente impossível, que um retrovisor que tenha sua carenagem pintada passe ileso, sem nenhum arranhadinho, durante sua vida útil. Sem dúvida, é bonito o componente pintado, mas é fadado a ser arranhado em pouco tempo de uso.
Quanto à soleira das portas, como pode uma parte do carro feita para entrada do usuário, ficar sem nenhum arranhado ou danificação, durante toda sua vida útil, sendo pintada? Uma amiga resolveu o problema do carro dela colando uma película de vinil adesivo transparente sobre a soleira. Por que o fabricante já não produz um protetor de soleira de série?
Em relação aos frisos das laterais, o que ocorre hoje em dia é que eles são colocados em uma posição inútil, na barra inferior das portas. Se o leitor parar para pensar um pouco e observar as portas dos veículos lateralmente, verá que elas não são retas, geralmente são arqueadas ou em formato de “S” (no caso de portas traseiras). Quando estacionamos nosso veículo ao lado de outro e abrimos a porta, a parte mais proeminente é que encostará na porta do outro carro. Geralmente, esta parte mais proeminente se situa na altura das maçanetas e não na barra inferior. Quem não tem uma mossinha sequer nas portas mesmo tendo friso nas laterais?
O local ideal é como se fazia no passado, com o friso na linha de cintura, pouco abaixo das maçanetas. Feio? Depende do talento de quem projeta.
O leitor deve estar dizendo para si mesmo: 'o Mário está revoltado assim porque seu carro já está todo arranhado'. Certa a resposta! Sim, meu carro com pouco mais de um ano está com os pára-choques repletos de pequenos arranhados dos parafusos das placas de outros carros, soleira das portas esfregadas e arranhadas pelos sapatos e algumas mossinhas nas portas, mesmo tendo friso. Por enquanto, os retrovisores estão a salvo!
Posso parecer chato, mas acho que estes pequenos exemplos são coisas que poderiam ser facilmente resolvidas pelos fabricantes sem que, necessariamente, afetasse a estética tão adorada de um carro. Basta ter criatividade e bom senso.
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