segunda-feira, 17 de janeiro de 2011

História da Volkswagen no Brasil


História da Volkswagen



logo
A história da Volkswagen no Brasil começa em São Paulo, mais precisamente num galpão alugado no bairro do Ipiranga, no dia 23 de março de 1953. Com apenas 12 colaboradores, a empresa montava o Fusca - então chamado de Volkswagen Sedan.
(Fotos: Divulgação)
VW Fusca (Fotos: Divulgação)
Dentre os fatos marcantes da fabricante nos anos 50, destaca-se a produção da primeira Kombi com 50% peças nacionais, em 1956. Outro marco histórico foi a inauguração da unidade Anchieta, em 18 de novembro 1959.
inauguração da fábrica com a participação do ex-presidente da República Juscelino Kubistcheck
Inauguração da fábrica com a participação do ex-presidente da República Juscelino Kubistcheck
Na década de 60, a história da Volkswagen foi marcada por um crescimento acelerado e por lançamentos como o Karmann-Ghia (1962), a Variant (1969) e o TL (1970). Nos anos 70, nascem a Brasília (1973), o SP1 e o SP2 (1975).
Karmann-Ghia
Karmann-Ghia
Ainda na década de 70, a Volkswagen do Brasil lançou o seu primeiro modelo com motor refrigerado a água e tração dianteira, o Passat (1974). Em 1976, implantou a fábrica de Taubaté, com o propósito de fazer o Gol.
O modelo logo tornou-se o maior sucesso da indústria automotiva nacional. Já soma 5,5 milhões de unidades produzidas
O modelo tornou-se um grande sucesso . Já soma 5,5 milhões de unidades produzidas
Nos anos 80, chegaram os derivados da plataforma Gol: o sedan Voyage, a perua Parati e a picape Saveiro. Ainda naquela década, a Volkswagen do Brasil entrou no segmento de luxo, com o Santana (1984) e a Quantum (1985).
Modelos Volks
Modelos Volks
O ano de 1987 foi marcado por uma forte queda do mercado automotivo. Visando reduzir os custos e melhor aproveitar os recursos disponíveis, a Volkswagen e a Ford uniram-se e criaram a Autolatina Brasil. Mas a marca só dura até 1994, pois com a abertura da economia brasileira e aquecimento das vendas internas, a indústria vivia um novo cenário. As duas marcas precisariam competir em todos os segmentos e, portanto, deveriam oferecer um portfólio de produtos individualizados e implantar estratégias comerciais independentes.
Em 1988, a marca produziu o primeiro carro nacional com injeção eletrônica de combustível e ignição digital com mapeamento eletrônico, o Gol GTI.
Gol GTI
Gol GTI
Em 1994, o Golf chega como carro importado. Dois anos depois é inaugurada a fábrica de motores de São Carlos e, em 1999, a unidade industrial de São José dos Pinhais, no Paraná.
Para receber o Polo (2002) e o Polo Sedan (2003), a fábrica Anchieta teve seus meios e processos produtivos completamente modernizados.
Em 2003, foi criado mais um carro, o Fox.  Atualmente são cerca de 20 modelos, entre nacionais e importados. São eles: Novo Gol, Gol G4, Voyage, Fox, CrossFox, SpaceFox, Polo, Polo Sedan, Golf, Parati, Bora, Jetta, Jetta Variant, Passat, Variant, Eos, New Beetle, Passat CC, Touareg, Tiguan, Kombi e Saveiro.
Novo Fox 2010
Novo Fox 2010
PRÊMIOS ? De acordo com a revista Exame (”Maiores e Melhores”), a Volkswagen é a maior empresa privada do Brasil, com 22 mil colaboradores e 17 milhões de veículos produzidos ao longo da história.
CURIOSIDADES:
- Primeira montadora do país a utilizar freios ABS (1992)
- Pioneira na utilização de injeção eletrônica de combustível (1988)
- Pioneira no lançamento de motor 1.0 16 válvulas (1997)
- Primeira montadora a ter um centro técnico de crash-tests no País

fonte: http://www.zap.com.br

Nenhum comentário:

Postar um comentário