sexta-feira, 5 de novembro de 2010

Rebaixar um Carro!! prós e contras

A palavra Rebaixar é muito utilizada no mundo dos carros customizados e competiçoes automobilísticas em geral.

O que significa Rebaixar?
Rebaixar é deixar o carro com uma altura baixa em relaçao ao solo.

Necessidade.
Tipos de Suspensão A necessidade de rebaixar um carro é devido ao ganho de estabilidade nas curvas e segurança em alta velocidade. O ganho de estabilidade está relacionado a diminuiçao do centro de gravidade do carro. Com o centro de gravidade menor, o carro "gruda" no chao ficando mais fácil de controlar. Para alguns, rebaixar também é uma forma de melhorar o visual do carro, fator que muitos procuram valorizar nos seus carros. Carros originais, principalmente os esportivos importados, já possuem um centro de gravidade pequeno em relaçao ao solo. Eles recebem de série um sistema de suspensao especial.

Cuidados em alterar toda a suspensao.
Esta mudança é radical todo conjunto da suspensao é alterado, as molas e os amortecedores sao trocados por outros chamados de "esportivos" aonde as molas tem menos espirais e o amortecedor tem um cursor menor. A vantagem é melhor conforto e melhor estabilidade nas curvas deixando o carro mais seguro. O preço é muito relativo, pois há diversas marcas (nacionais/importados). Mas costuma ficar mais ou menos em uns R$ 270,00.

Rebaixando.
Normalmente sao feitas algumas modificaçoes na suspensao para rebaixar um carro. A modificaçao mais barata e utilizada no Brasil é o corte de molas e alteraçao do amortecedor original por um especial (preparado). Algumas empresas alteram o telescópio (componente da suspensao) quando o carro é rebaixado através do corte de molas. Existem outros meios de rebaixar o carro como: encolhimento de molas através do aquecimento, suspensao a ar, suspensao de rosca, alteraçao da haste do amortecedor, troca das molas originais e re-trabalho do telescópio.


Tipos de Suspensão

Abaixo segue informaçoes básicas sobre os meios de rebaixar mais utilizado.

Suspensao "LowRider" (Catracada).
Este é um método usado muito pelos Americanos. Consiste em reformular toda a suspensao do veículo deixando-a mais reforçada. Entao sao trocados todos os componentes da suspensao para ser instalado um equipamento que faz com que o proprietário ajuste o veículo de acordo com seu gosto (alto, baixo etc). Todos estes comandos sao feitos através de um "controle" que é instalado no veículo. Este método é mais comum em PickUps e Carros Antigos. Numa situaçao destas procure frear antes do obstáculo e acelerar quando for passar sobre o mesmo isto o ajudará a preservar a segurança e o carro. Lembre-se andar com um carro rebaixado é um exercício de atençao e paciencia.

Suspensao a ar.
Tipos de Suspensão Um tipo de suspensao que deixa seu carro rebaixado, mas custa caro em relaçao aos outros meios de rebaixar o carro. Muito utilizada no exterior, principalmente nos Estados Unidos, é instalada normalmente em pick-ups. No Brasil já temos muitos carros com este tipo de suspensao. Sao várias características que fazem este tipo de suspensao a mais desejada e dinâmica.

Abaixo os componentes que fazem parte deste tipo de suspensao.
- 4 Bolsas de ar (air bag).
- Mangueiras.
- Cilindro reservatório de ar.
- Compressor de ar (opcional).
- Botoes de Controle (Painel de Controle).
- Solenóides (válvulas) de entrada e saída de ar.
- Colunas de suspensao adaptadas.

Existem várias marcas de suspensao a ar no mercado. Algumas sao mais completas e já possuem o compressor de ar no kit. O compressor de ar pode ser de 130, 150, 175 psi e etc. As bolsas de ar (air bags) sao feitas de uma borracha similar a utilizada nos pneus. Existem modelos de bolsas de ar (air bags) de acordo com o carro.

Instalaçao.
Sao necessárias alteraçoes na suspensao para que sejam incluídas as bolsas de ar. Tipos de SuspensãoO amortecedor é encurtado ou trocado, as molas sao retiradas, é incluído um suporte para as bolsas de ar (air bags) e outras alteraçoes dependendo do carro. Nesta etapa é definida a altura do carro normal. Nas pick-ups é necessário instalar um reforço acima do diferencial. Pode ser instalado mais de um compressor e reservatórios de ar. O compressor de ar-condicionado também pode ser utilizado. Os botoes de acionamento da suspensao podem ser instalados em qualquer parte do carro. Normalmente sao instalados no painel. Outro tipo de acionamento é pelo controle remoto que possui um manômetro indicando a quantidade de ar no reservatório. As mangueiras ligam os solenóides, compressor, bolsas de ar, reservatórios de ar e o controle.

Funcionamento.
O condutor aciona os botoes que controlam as bolsas de ar (air bags) na parte frontal e traseira do carro. Acionando os botoes para subir, os solenóides abrem a entrada de ar para as bolsas de ar (air bags). O ar nas bolsas é do reservatório de ar. Para descer o processo é inverso, o solenóide se abre liberando o ar das bolsas. Para preencher o reservatório de ar é utilizado o compressor de ar. Se nao tiver um compressor de ar, o reservatório de ar pode ser reabastecido no posto de gasolina e outros locais com o mesmo sistema.

Cuidados.
A suspensao a ar exige muito cuidado e manutençao. A instalaçao deve ser feita por profissionais. Manutençoes periódicas sao necessárias para verificar os desgastes dos componentes, principalmente as bolsas de ar (air bags). A Firestone explica como realizar uma manutençao preventiva e mostra os problemas que podem ocorrer nas bolsas de ar (air bags). Outro cuidado sao os métodos de utilizaçao da suspensao a ar. Com as bolsas de ar vazias ou cheias totalmente, é recomendável nao movimentar o carro. Desta forma estará preservando as bolsas de ar, evitando a ruptura por abrasao.

O ponto forte da suspensao a ar é a facilidade de controlar a altura do carro. Voce pode deixar seu carro "big foot", original e ou largado no chao. O preço da suspensao a ar vária em torno de R$ 13.000,00.

Suspensao de Rosca.
Mais barata se comparada com a suspensao a ar, também possui uma dinâmica que consegue alterar a altura de um carro em alguns minutos.

Instalaçao.
O kit suspensao de rosca é composto por amortecedor, molas e telescópio. Basta alterar estes componentes originais do carro. Qualquer oficina especializada consegue instalar.

Funcionamento.
Levanta-se o carro para retirar as rodas e ter acesso a suspensao. Rosqueando a porca do kit de suspensao para cima, a mola terá seu elos comprimidos encolhendo a mola, deixando o carro mais baixo. O processo inverso deixará o carro mais alto.

O preço da suspensao de rosca vária em torno de R$ 700,00. O preço do kit depende do modelo do carro.

Molas importadas progressivas.
Elas sao adaptadas para diferentes condiçoes de uso. Com o carro em velocidade normal e devagar, as molas serao macias deixando o carro mais confortável. Com o carro em alta velocidade as molas serao 30% mais duras. As molas progressivas sao macias nas suas extremidades e rígidas no seu miolo. As marcas importadas mais conhecidas sao H&R e Eibach. Estas molas podem ser utilizadas com amortecedores originais e possuem um sistema de pintura especial para evitar corrosao. O preço vária em torno de R$1.500,00. O preço do kit depende do modelo do carro.

Mola Cortada.
Tipos de Suspensão Mola cortada consiste em cortar alguns elos da mola original ou colocar alguma mola cortada de fábrica. Rebaixar o carro com mola cortada também precisa incluir um amortecedor especial (preparado). O amortecedor especial (preparado) possui uma flexibilidade mais dura, deixando sua açao mais devagar. Sao feitas algumas alteraçoes na estrutura do amortecedor como: válvula, restritores, pistoes, haste e etc. Utilizar o método de cortar a mola e alterar o amortecedor é restrito para alguns carros. Alguns deles quando rebaixados com o corte de molas e amortecedor preparado (especial) raspam o pneu no pára-lama, levando o dono a "bater" o pára-lama. Para evitar este problema é recomendável utilizar kits de suspensao prontos. Existem alguns kits de suspensao prontos para carros nacionais fabricados por empresas especializadas no mercado de carro como a Sachs. Estes kits de suspensao possuem molas escolhidas na sua fabricaçao.

O preço do corte de molas e amortecedor preparado (especial) vária em torno de R$ 400,00.

Cuidados.
A mola cortada prejudica o encaixe em seu suporte. Ela pode escapar com o carro passando por alguma irregularidade na pavimentaçao. Por isso, o serviço deve ser realizado por profissionais. Nos carros com potencia elevada a necessidade de possuir um kit de suspensao especial (preparado) é inevitável. Com o motor em alta rotaçao a frente do carro sobe perdendo controle e traçao. O kit de suspensao especial (preparado) ajuda a diminuir este problema. Depois de rebaixar um carro deve ser feito: alinhamento, cambagem e ajuste da barra estabilizadora. Carros rebaixados podem afetar as colunas do carro, túnel do câmbio e estabilidade se forem rebaixados de forma errada.

Curiosidades.
- Por que as molas que sao cortadas ou encolhidas possuem uma mangueira encapando? Esta mangueira serve para proteger e eliminar ruídos da mola. Se entrar sujeira em contato com a mola poderá danificar a mesma causando fragilidade no aço. Existem alteraçoes em suspensoes para carros blindados e a gás para que possam suportar o peso aumentado.

Esquentar os Elos.
Tipos de Suspensão Esse método consiste em aquecer dois ou tres elos fazendo-os se juntarem até encostar uns aos outros, depois de encostados eles sao soldados para nao baterem um ao outro. Essa técnica deixa o carro até que "macio" comparando com o corte das molas. o serviço tem que ser feito por um bom profissional para nao comprometer a mola. Esse método pode até ser feito sem a desmontagem do conjunto da suspensao. O preço do serviço fica em torno de R$ 80,00 a R$ 120,00 dependendo da forma de aquecimento.

Comprimir a Mola.
Tem que se fazer o mesmo processo de desmontagem e retirada da mola, as molas sao contraídas com ajuda de uma máquina ou instrumento depois sao levadas para um forno aonde elas ficam por algum tempo, depois sao retiradas e resfriadas. Assim mantendo a compressao. Essa técnica deixa o carro mais "macio" se comparada com o método de corte das molas. As molas sao resfriadas em um banho de óleo retemperando-as.

Precauçoes / Cuidados.
As técnicas de "Esquentar os elos" e "Comprimir as molas" nao sao recomendadas segundo muitos profissionais pois o encurtamento com calor ou corte com solda elétrica é extremamente inseguro, pois altera a estrutura molecular do aço e seu tratamento térmico.

Esses métodos podem causar alguns problemas (nao é sempre que acontece):
Com a mola aquecida a sua estrutura fica prejudicada (a mola destemperada fica mais frágil) e pode acontecer a deformaçao ou quebra da mesma.Tipos de SuspensãoEssa deformaçao ou quebra pode acontecer por um período de tempo muito curto (em torno de 2 meses) ou até menos, tudo depende por onde o carro anda (se a rua possui muitos buracos ou nao) como as ruas do Brasil sao totalmente esburacadas...Essas e as demais técnicas podem acarretar uma série de problemas: danificar os amortecedores, danificar os batentes e até mesmo desalinhar o veículo, causando dificuldades para frenagem e dirigibilidade (principalmente em curvas e viradas bruscas). Andar com um carro rebaixado atualmente está muito difícil pois as ruas sao completamente esburacadas além de existirem milhoes de lombadas empalhadas pelas ruas. Ande sempre prestando muita atençao pois o menor dos buracos pode virar uma cratera para carros rebaixados, nunca passe lateralmente em uma lombada (uma roda primeiro e a outra depois) procure passar de frente em qualquer lombada pois esta "mania" que temos "destrói" o carro. Porque todo o peso do carro é posto sobre apenas uma roda comprometendo toda a suspensao, além de desalinhar todo o carro fazendo até com que o painel no carro comece a se soltar. Se voce estiver correndo e avistar um buraco ou uma lombada e nao conseguir parar a tempo, nunca freie sobre a mesma pois isto poderá piorar ainda mais a situaçao.

Leis.
O artigo 7o da resoluçao 25/98 do Código de Trânsito Brasileiro diz: Nao serao permitidas modificaçoes da suspensao e do chassi do veículo classificado como misto ou automóvel.

Um veículo misto de acordo com o Artigo 96o do Código de Trânsito Brasileiro:
- Utilitários.
- Camioneta - Os passageiros e a carga estao no mesmo compartimento.
- Outros.

Exemplo de camioneta:
Parati, Marea Weekend, Corsa Wagon e outros Station Wagon. Os veículos do tipo caminhonete que sao destinados ao transporte de carga de até 3500kg, nao estao no artigo 7o resoluçao 25/98 do Código de Trânsito Brasileiro, portanto, estao dentro da lei se estiverem rebaixados.

Rebaixar para gerar segurança.
Rebaixar o carro para salvar vidas de pedestres pode ser uma das soluçoes adotadas pelas montadoras na Uniao Européia. De acordo com estimativas do Conselho Europeu de Segurança no Trânsito, mudanças no desenho dos carros devem ajudar a reduzir pela metade as mortes nos atropelamentos na Uniao Européia nos próximos quatro anos. O Parlamento Europeu estabeleceu uma série de testes e normas mínimas que os fabricantes sao obrigados a seguir. Dentre as diversas soluçoes e formas apresentadas, um delas é rebaixar o carro. De acordo com o engenheiro Jeff Crandall, diretor do Centro de Biomecânica da Universidade da Virgínia nos Estados Unidos, quanto menor a altura do carro, melhor para o pedestre. Em um atropelamento de pedestre o joelho gira menos e o corpo tem mais chance de cair sobre o capô, evitando que o veículo passe por cima da pessoa. Com relaçao a altura, os utilitários esportivos sao mais letais. Com uma altura maior, um atropelado será atingido no centro do corpo e pode cair embaixo do carro.

Mexer na Haste Original do Amortecedor do Carro.
Neste método o amortecedor original é mantido o que é modificado é a rosca superior de fixaçao que é aumentada em um torno mecânico que corta a sua haste. Assim o amortecedor sobe, para dentro do carro juntamente com todo o conjunto amortecedor/mola. Esse meio deixa o carro até que confortável comparado com os outro métodos. Preço aproximadamente R$ 160,00.

Trabalhar o Telescópio.
O telescópio é base de apoio da mola se essa parte for deslocada para baixo nao será necessário cortar muitos elos para rebaixar o carro. Esse serviço é feito geralmente em carros que tiram mais de 2 elos. Abaixando o telescópio obtem-se mais conforto do que apenas cortar os elos da mola. Média de Preço: de R$ 150,00 a R$ 200,00 (varia de acordo com a oficina especializada). 


referência
http://www.cartuningrevolution.com/artigosparacarros/tiposdesuspensao.html

Filtros de Ar Esportivos!

       Uma das primeiras modificaçoes que um motor sofre na tentativa de ganhar alguns cavalos de forca e a instalacao de um filtro de ar esportivo, embora muitos clientes fiquem satisfeitos com o resultado e quase sempre efeito "placebo", vamos explicar:
  Se o seu filtro de ar original nao causa obstruçao suficiente a ponto de perder potencia nao existe um filtro esportivo que possa ser melhor e promover ganhos reais de potencia trocando somente ele.
  Filtros de ar originais tem um poder de filtragem alta­ssimo, portanto "entopem" rapidamente causando obstrucao e perca de potencia, um filtro esportivo nao filtra tao bem e demora mais para ficar sujo e causar algum tipo de obstrucao no fluxo de ar, assim na hora da troca do velho filtro original pelo novo filtro esportivo o dono pode sentir algum ganho de potencia.
Caso o filtro de ar original do motor cause obstrucao do fluxo de ar, mesmo sendo novo o ganho de potencia nao ultrapassa de 1% a 3%. Filtros Esportivos Nao existe uma forma facil de saber se o filtro original causa ou nao obstrucao, a asnica forma de descobrir seria testar em dinamametros com os dois filtro e ver o resultado. Sendo que para esse tipo de teste o valor investido seria extremamente alto se considerarmos o possivel ganho de potencia. Embora voce possa ter ficado desanimado com o texto acima, logo abaixo iremos mostrar os motivos e as necessidades que justifiquem o investimento num filtro de ar esportivo.

Principais motivos para a instalacao de um filtro esportivo:
Ronco do motor - Instalando um filtro de ar esportivo o barulho do motor ficar mais encorpado, da para escutar o ronco vindo debaixo do capa. Os filtros originais abafam o som que vem da admissao do carro, quando instalado um filtro esportivo ele deixa passar o som da admissao. Nao a um som alto e nao incomoda. Em sua maioria os clientes aprovam.
Obrigatoriedade - Quando instalado kit turbo normalmente ele ocupa o lugar da caixa do filtro de ar original obrigando o dono do carro a instalar um filtro esportivo que ocupa menos espaço.
Maior fluxo de ar - Em qualquer tipo de preparaçao como troca de comando de valvulas, retrabalho do escapamento, instalaçao de kits turbo ou blower um filtro original que nao obstru­a a passagem de ar agora podera obstruir e roubar potencia significativa, um filtro esportivo garante o fluxo necessario.
Embelezamento - As empresas que fabricam filtros esportivos capricham no acabamento, elas nao estao restritas ao orsamento limitado que fabricantes dos filtros originais estao, dessa forma sao muito bonitos e exclusivos, as comum encontrar filtros esportivos em carros tuning.
Durabilidade - Filtros de ar esportivos bons sao lavaveis, portanto podem durar muito mais tempo que os filtros originais

Existem no mercado inameros tipos e modelos de filtros de ar esportivos, abaixo vamos mostrar os mais comuns no mercado:
Mono Fluxo - Formato canico com entrada de ar atraves do elemento filtrante que envolve o lado externo do filtro. Nao possuem o mesmo rendimento de um filtro Duplo Fluxo do mesmo tamanho, poram sao mais baratos.
Duplo Fluxo - Formato Canico com entrada de ar atraves do elemento filtrante que envolve o lado externo do filtro e na sua parte superior, sao os que proporcionam o melhor rendimento, porem costumam ser os mais caros.
Direcionaveis - Formato Canico com estrada de ar atraves de elemento filtrante que envolve o lado externo do filtro e coberto por um duto de ar com o objetivo de direcionar o filtro numa posisao em que receba o ar que vem e fora do capa. Quando menor a temperatura do ar admitido melhor o rendimento do motor.
Formato original - Sao filtros que ficam exatamente no mesmo lugar dos filtros originais de fabrica, porem suportam um fluxo de ar maior, normalmente sao indicados para carros aspirados e pessoas que nao querem modificar o formato do motor.

Filtros Esportivos O papel do filtro de ar vital nao apenas do ponto de vista de rendimento do motor, como tambem esta intimamente ligado a sua durabilidade. Isto se justifica, pelo fato dele reter todas impurezas e particulas contidas no ar, que se atingirem a camara de combustao, podem danificar o motor. Um problema que caracteriza bem sua importancia, a que um filtro de ar sujo pode provocar aumento de consumo e queda de desempenho do veiculo. Portanto, sempre verifique o estado geral do componente. Em media, a autonomia de 10 mil km quando se trafega no asfalto e 5 mil km na terra. O mais indicado para um bom aproveitamento, utilizar o filtro de ar esportivo em um carro com um certo grau de preparasao, embora sua utilizasao nao esteja restrita a esta classe de veiculos. O sistema de admissao de um carro original a bastante simples e, concebido de acordo com as especificacoes de funcionamento do motor em seu projeto original, que deve contemplar tanto desempenho, como durabilidade e consumo. Justamente em razao disto, este sistema um tanto restritivo no que diz respeito a captacao de ar. Usando esta premissa, algumas pessoas erroneamente retiram o filtro de ar pensando que o desempenho do carro vai melhorar. Mas, ao contrario, a retirada do filtro pode atras mesmo piorar o rendimento e trazer serios riscos ao motor. Filtros Esportivos Toda a impureza do ar aspirada pela admissao e algo pode se alojar no carburador/injesao e camara de combustao. Isso na melhor das hipiteses, provoca desregulagens frequentes no sistema de alimentacao. Os veiculos equipados com injecao eletronica TBI, o chamado corpo de borboleta, tambem podem apresentar problemas de funcionamento por causa do acumulo de sujeira. Aliam disso, valvulas, pistoes e cilindros estao sujeitos a inevitaveis danos. E o mais importante em primera analise: Com a retirada do filtro, o desempenho do motor em geral piora. Em alguns raros casos podem haver ganhos de 10%! Mas isso vale apenas para carros extremamente preparados que contam com elevados nives de potencias e turbo-compressores. A temperatura do ar admitido a outro fator determinante na obtensao de potencia de um motor. Os sistemas originais de filtragem de ar podem nao trazer os melhores resultados, mas foram desenvolvidos de maneira minuciosa pelas montadoras para cumprirem muito bem o seu papel, que de captar ar frio, contribuir para menores no­veis de emissao de poluentes, serem mais silenciosos e trazer economia de combustivel. Por isso prudente saber o que se esta fazendo ao alterar o sistema de "respiro" do motor. Quando o caso sao carros com injecao eletronica, as consequencias negativas da retirada do elemento filtrante, podem ser ainda piores. A explicasao para isto que os medidores (sensores) de fluxo e de massa de ar acabam sendo afetados, na medida em que podem realizar leituras erradas. A depender dos dados enviados a central eletronica, voce podera ter tanto uma situacao de mistura rica ou pobre. Em uma situacao extrema em ambos os casos as cabecas dos pistoes poderao ate mesmo sofrer perfuracao ou deterioracao.

Filtros Esportivos Para conseguir resultados satisfatorios e, sobretudo confiaveis, procure por filtros de fabricantes consagrados e, cuja aplicacao seja bem empregada. No mercado existe uma ampla gama de marcas, tanto nacionais como (e principalmente) importadas. Naturalmente, nem todos tem iguais padroes de eficiencia e qualidade e sua utilizacao pode trazer resultados que variam de caso para caso. Infelizmente, os conjuntos importados e mais caros sao, via de regra, mais eficientes e confiaveis. Confira alguns tipos dos modelos produzidos fora do Brasil.

Cold Air Intake (CAI) - Sistema de admissao de ar frio com filtro esportivo e cano longo; e o mais comum. A vantagem deste tipo, vem do fato do comprimento do cano, que tanto a benefico para ajuste da posicao do filtro, com em geral possibilita posicionar a captacao em um ponto mais frio dentro do cofre do motor.
Short Ram - Parecido com o CAI, tem um cano mais curto. A vantagem deste tipo, ao usar um cano mais curto produz um fluxo ligeiramente mais intenso e menos turbulento.
Cold Air Box - Sistema semelhante ao original, porem com maior vazao. Este sistema e um dos que pode oferecer melhores resultados de adequadamente dimensionado para as caracteristicas de seu motor. Aqui, e importante um estudo de mecanica dos fluidos, do contrario o melhor ajuste/dimensionamento, passa a ser meramente emparico (baseado em tentativa e erro, ou experimentacao).

Filtros Esportivos Quanto menor e menos tortuoso o cano, melhor sere o resultado. A maioria deles trazem especificado na caixa o volume de ar aspirado e comparacao ao sistema original. Na verdade, a "magica" e bem simples. O que acontece e que os filtros esportivos sao capazes de suprir o motor com doses maiores de ar. Assim o sistema de alimentacao e mistura de combustivel pode fornecer doses correspondentemente maiores. Assim, mais ar/combustivel dentro da camara, explosoes mais "potentes"! Observe que preparacoes mais extensivas e que nao levam em consideracao este fator, estarao inevitavelmente comprometidas. Carros com sistema de injecao eletronica de combustivel (em geral) sao capazes de se adequar a maior quantidade de ar. Isso quer dizer que voce nao precisa fazer ajustes. Mas vale lembrar, que dependendo do quanto a mais de ar sere admitido, outros ajustes devem necessariamente ser realizados. De nada adianta o motor dispor de todo ar possivel, se o sistema de injecao nao puder suprir com quantidades correspondentes de combustivel. Nestes casos bicos de injecao auxiliares ou de maior vazao, assim como bombas de combustivel, sistema de ignicao e ate mesmo remapeamento da central podem ser exigidos. Em casos mais simples, depois de algum tempo, o proprio sistema reprograma-se e comeca a injetar mais combustivel para que a queima fique perfeita. Filtros Esportivos Nos veiculos mais antigos, dotados de carburador, e necessaria a troca do venturi e o aumento da giclagem para melhorar a vazao de combustivel. Tambem como no caso dos "injetados", situacoes extremas podem demandar carburadores dimensionalmente maiores. Antes da instalacao do novo sistema, e preciso avaliar o melhor local de colocacao para se extrair ar frio no interior do compartimento do motor. Alguns cofres de motor tem um projeto bastante reduzido ou ainda mal ventilados. Para solucionar esse problema pode-se colocar tomadas de ar no capa, atraves dos famosos scoops, ou nas laterais do para-lama. A procura da regiao mais ventilada, alem do beneficio da menor temperatura, tambem contribui por ser a que tem maiores volumes de ar, facilitando a aspiracao do mesmo. Quanto mais ar frio o motor captar, melhor sere sua performance. Em carros com motores originais, as vantagens sao pequenas e sutis e, muitas vezes nao justifica o investimento. A colocacao do um sistema esportivo de admissao, por outro lado, nao se produz melhores resultados em carros com algum nivel de preparacao, como podem potencializalo, sobretudo em veiculos turbos. Filtros Esportivos A melhor receita para quem tem um carro original e a contra-mao, ou seja, ao inveis de privilegiar apenas a admissao, retrabalha-se o sistema de escape, instalando um sistema mais livre do tipo 4X1, para aliviar as saidas dos gases e a adosao de um comando de valvulas com maior duracao, junto com a colocacao de um sistema esportivo de admissao, mas este e assunto para outro artigo. Veiculos com turbo tambem podem e devem ter filtro de ar esportivo. As mesmas regras e consideracoes feitas para os carros aspirados, vale para turbinados. Se que, nesse caso, ha outro agravante no fato de apenas retirar-se o sistema filtrante: A sujeira aspirada tambem vai comprometer a vida astil da turbina. Mais um ponto importante: Os sistemas esportivos sao mais praticos e duraveis em relacao aos originais. Para filtros nacionais esportivos os presos variam entre R$50 e R$200. Os kits importados chegam a custar cinco vezes mais, dependendo da marca do filtro e do carro. Por isso sao mais confiaveis e garantem melhores resultados. Portanto, quando se decidir pela instalacao de um sistema de admissao esportivo, pesquise e procure por profissionais qualificados que entendam do assunto para que seu carro nao fique com um desempenho pior, ou ate mesmo quebre. 


referência
http://www.cartuningrevolution.com/artigosparacarros/filtrosesportivos.html 

Carros Com Mais Cilindros e Vantagens ou Desvantagens?

        A comparaçao em termos de potencia, torque e giros entre dois motores de mesma cilindrada, mas com número de cilindros diferentes, é difícil pois recebe influencia de outros fatores. Podemos citar a relaçao curso do pistao/diâmetro do cilindro C/D. Se esta relaçao for alterada, teremos motores com comportamentos bem diferentes, passando de um com alto torque e baixa rotaçao quando o curso é maior a um motor de baixo torque e alta rotaçao quando o diâmetro é maior. Mas vamos supor que os dois motores de mesma cilindrada e número de cilindros diferentes, por exemplo 2-litros de 4 e de 6 cilindros, tenham a mesma relaçao C/D.

O maior número de cilindros resulta em menor cilindrada unitária, e reflete-se nas seguintes vantagens:
* Possibilidade de obter potencia específica superior aumentando a rotaçao máxima do motor. Isto ocorre porque o curso do pistao é menor e, em consequencia, tem-se um menor tempo de deslocamento entre o ponto morto superior PMS e o ponto morto inferior (PMI). Daí resulta um regime máximo de rotaçoes mais elevado e a potencia máxima se situa em uma rotaçao superior a do motor de menor número de cilindros.

* Melhor rendimento térmico, porque com um menor diâmetro dos cilindros a quantidade de combustível a ser queimada diminui, resultando em queima mais eficiente.

* Melhor possibilidade de refrigeraçao, já que o volume de um único cilindro é menor e as galerias de refrigeraçao podem ser melhor distribuídas, tendo-se maior quantidade de refrigerante por unidade de volume da mistura.

* Funcionamento mais uniforme do motor, pois a diferença entre os valores máximos e mínimos durante um ciclo do motor diminui, assim como o intervalo de tempo entre os ciclos-motores. Ou seja, o motor com menor número de cilindros funciona mais aos "trancos". A maior uniformidade permite um volante menor, que resulta em melhor aceleraçao do motor, ou seja, sobe de giro mais rapidamente.

* Nestes motores tem-se um melhor equilíbrio das massas e menos vibraçoes, o que aumenta a vida útil do motor, além de transmitir mais conforto aos ocupantes do veículo.

Por outro lado os motores com maior número de cilindros tem suas desvantagens:
* Aumento do comprimento da árvore de manivelas virabrequim; com isto os problemas com vibraçoes torcionais sao mais acentuados.

* Elevaçao do custo de produçao, visto que a construçao destes motores é mais complexa e exige maior número de peças.

* Em muitos casos estes motores tem volume e peso maiores que seu correspondente de mesma cilindrada e menor número de cilindros.

* Aumento do custo de manutençao por esta ser mais complicada e trabalhosa.

     Para solucionar o problema de espaço dos motores construídos em linha pode-se optar pelo posicionamento em V dos cilindros. No entanto esta configuraçao implica maior custo do motor. Por estas razoes motores com maior número de cilindros sao utilizados em carros maiores e mais luxuosos, onde o aumento no preço do motor nao representa tanto no custo final do produto. Um motor de 2 litros e 6 cilindros nao apresenta grande viabilidade pelos seguintes motivos: seu maior custo resulta em elevaçao significativa no preço final do carro; o rendimento térmico dos motores de 2 litros e 4 cilindros é bem satisfatório, nao justificando o maior gasto; há ainda o problema de espaço para o motor de 6 cilindros em linha, podendo-se optar pelo de 6 cilindros em V com um custo de produçao ainda maior. Entretanto essa configuraçao é encontrada em modelos de prestígio, como BMW 320i e 520i, com 6 cilindros em linha, Maserati o V6 de 2,8 litros é reduzido para 2 litros em alguns mercados onde cilindrada mais alta implica maior alíquota de impostos e no novíssimo Lexus IS 200. Outros modelos recorrem a cilindrada unitária ainda menor, como o esportivo Mazda MX3 de 6 cilindros em V e 1,8 litro. 


referência
http://www.cartuningrevolution.com/artigosparacarros/cilindrosdecarros.html

35 Dicas Para Você Gastar Menos Combustível.

O gasto com combustível é sempre preocupante mas existe uma série de medidas que podem diminuir o consumo. Cuidando bem da manutençao de seu carro e tomando alguns cuidados no modo de dirigir, é possível diminuir até 20% do consumo.

1. Dicas de Combustivel  Nao é necessário esperar o motor aquecer. Saia logo que ligar seu carro apenas nao force o motor nos primeiros minutos.

2. Nao acelere antes de desligar o motor. Além da queima desnecessária de combustível, voce estará diluindo o óleo lubrificante de motor com o combustível nao queimado.

3.   Acelere de maneira progressiva. Vá acelerando gradativamente, pressionando o acelerador a medida que se fizer necessário.

4. Ao ligar o carro, nao acelere. Se há alguma dificuldade para fazer pegar, é sinal de que o motor está desregulado.

5.   Solte o acelerador antes de parar o carro, usando o freio motor.

6. Nao acelere entre as mudanças de marchas, quando estiver com o pé na embreagem.

7. Dicas de Combustivel Freadas e arrancadas bruscas aumentam o consumo. Procure manter uma velocidade cosntante.

8. Se o semáforo fechar, diminua a velocidade gradativamente, evitando manter a aceleraçao e frear forte só quando estiver próximo ao cruzamento.

9. Procure fazer a troca de marchas dentro da faixa de giro do motor recomendada (varia em torno de 3.000 rpm). Nao estique as marchas desnecessariamente.

10. Nao dirija em alta velocidade. O consumo andando a 100 km/h pode ser até 20% maior do que a 80 km/h.

11. Andar com giro baixo em marchas longas - 40 km/h em 5> marcha por exemplo - força o motor e aumenta o consumo.

12. Dicas de Combustivel Se for ficar parado por mais de 2 minutos, desligue o motor. O consumo é maior do que desligá-lo e ligá-lo novamente.

13. Nas descidas, utilize a mesma marcha que seria necessária para subir.

14. Retire do carro todos os objetos desnecessários. Eles aumentam o peso do veículo e consequentemente o consumo. Em uso urbano, acessórios como hi-lift, pranchas, patescas e outros só servem para aumentar o peso.

15. A utilizaçao do ar condicionado pode aumentar em até 20% o consumo de combustível.

16. Os pneus devem estar sempre calibrados. Lembre-se de recalibrá-los se for preciso diminuir a pressao em trilhas mais técnicas com pedras ou areia.

17. Dicas de Combustivel Viaje com os vidros fechados, diminuindo assim o arrasto aerodinâmico.

18. Bagageiro normalmente causa resistencia ao deslocamento. Se nao estiver em uso, o ideal é retirá-lo.

19. Bagageiros muito cheios atrapalham a aerodinâmica. De preferencia a modelos fechados (com desenho aerodinâmico) ou a colocar as bagagens no porta-malas.

20. Verifique periodicamente o estado dos cabos, velas e bobina, mantendo-os ajustados. Um bom funcionamento da igniçao é fundamental para uma boa queima de combustível.

21. Dicas de Combustivel Mantenha a direçao alinhada e as rodas balanceadas.

22. Ao abastecer, verifique se a tampa foi devidamente fechada, evitando um possível vazamento - principalmente em trilhas onde é comum seu carro ficar inclinado.

23. Confira o estado da tampa do tanque. Se a vedaçao nao estiver bem feita, a evaporaçao pode aumentar seu gasto com combustível.

24. Ao abastecer, nao deixe que o frentista encha o tanque além do desligamento automático da bomba. O excesso pode transbordar e ainda corroer a pintura do veículo e danificar o canister (filtro dos gases do tanque).

25. Também para evitar a evaporaçao do combustível, procure estacionar a sombra.

26. Só abasteça em postos de confiança para evitar gasolina adulterada.

27. Com o tempo, a gasolina pode oxidar e formar uma espécie de goma que vai se depositando no sistema de alimentaçao acarretando um aumento de consumo. O uso de aditivos ou gasolina aditivada ameniza este problema.

28. Mantenha o motor regulado. Carburador, distribuidor e sensores dos bicos de injeçao deverao estar com manutençao em dia.

29. Se seu carro possuir roda-livre manual, evite andar na posiçao 4x4 sem necessidade. Rodando no asfalto, utilize sempre a posiçao 4x2.

30. Verifique o estado do catalisador. Danificado, ele pode fragmentar-se em pedaços que dificultam a saída dos gases de escape.

31. Embreagem patinando o força a acelerar mais para fazer o carro andar.

32. Mantenha o filtro de ar limpo. Faça a limpeza sempre que enfrentar muita poeira e substitua-o conforme a recomendaçao do manual do carro.

33. Após andar em lama e barro, de ao menos uma ducha no jipe para tirar o excesso de barro acumulado, principalmente nas rodas.

34. Verifique os freios. Eles podem estar segurando o jipe mesmo sem ser acionado.

35. Verifique sempre o nível de óleo lubrificante. 


Referência
http://www.cartuningrevolution.com/artigosparacarros/dicasdecombustivel.html 

quinta-feira, 4 de novembro de 2010

os carros que estacionam sozinhos

Introdução


Carros que estacionam sozinhos
Fazer baliza é uma provação para muitos motoristas, mas com as vagas para estacionamento limitadas das grandes cidades, espremer seu carro em uma vaga minúscula é uma importante habilidade. Geralmente, não é uma tarefa fácil, e pode levar a engarrafamentos, nervos em frangalhos e paralamas amassados. Felizmente, a tecnologia possui uma resposta: os carros que estacionam sozinhos. Imagine encontrar o lugar perfeito para estacionar, mas em vez de lutar para manobrar seu carro de um lado para outro, você simplesmente aperta um botão, se encosta no assento e relaxa. A mesma tecnologia usada nos carros que estacionam sozinhos pode ser usada para sistemas anticolisão e, por fim, carros que dirigem sozinhos. Os fabricantes de automóveis estão começando a colocar no mercado carros que estacionam sozinhos porque perceberam uma demanda dos consumidores. Fazer baliza é freqüentemente a parte mais temida do exame para tirar a carteira de motorista, e é algo que quase todo mundo terá de fazer em algum momento. As pessoas que moram nas grandes cidades podem ter de fazer isso todos os dias. Eliminar a dificuldade, a tensão e a incerteza dessa pequena tarefa é um grande apelo comercial.

Carros estacionados em uma rua
Imagem cedida por Stock.xchng
Em muitos lugares, a única opção para estacionar consiste em fazer uma baliza
Os carros que estacionam sozinhos também podem ajudar a solucionar alguns dos problemas de estacionamento e trânsito em áreas de grande densidade urbana. Algumas vezes, o ato de estacionar um carro em uma vaga é limitado pela habilidade do motorista em fazer uma baliza. Um carro que estaciona sozinho pode se encaixar melhor em vagas menores do que a maioria dos motoristas. Isso facilita as pessoas a encontrarem vagas e permite que o mesmo número de carros ocupe menos vagas. Quando alguém estaciona fazendo baliza, normalmente bloqueia uma pista de trânsito durante ao menos alguns segundos. Se tiver problemas ao estacionar naquele ponto, essa tarefa poderá durar vários minutos e com isso prejudicar seriamente o trânsito.
Por fim, a dificuldade de fazer uma baliza leva a uma série de pequenos amassados e arranhões na lataria. A tecnologia do auto-estacionamento evitaria muitos desses infortúnios. Ela também pode economizar dinheiro, já que você não terá de se preocupar com reclamações de seguro quanto a danos relacionados ao estacionamento.
Estacione você mesmo
A tecnologia do auto-estacionamento é usada principalmente para situações de estacionamento por baliza (apesar de a BMW possuir um protótipo que estaciona em espaços com linha reta, como garagens estreitas). Fazer baliza requer que os carros estacionem paralelos à guia da meio-fio, em fila com os outros carros estacionados. A maioria das pessoas precisa de um espaço cerca de 1,2 metro maior do que o comprimento de seus carros para fazer uma baliza com êxito, apesar de alguns motoristas experientes precisarem de menos espaço.
Para fazer uma baliza, o motorista deve seguir estas cinco etapas básicas:
  1. ele avança além do espaço e pára ao lado do carro à frente da vaga;
  2. esterçando as rodas do carro em direção ao meio-fio, ele retorna de marcha à ré em um ângulo de cerca de 45 graus;
  3. quando suas rodas dianteiras estão emparelhadas com as rodas traseiras do carro estacionado a sua frente, ele endireita as rodas e continua em marcha à ré;
  4. enquanto verifica o espelho retrovisor para se certificar de que não chegará muito perto do carro de trás, o motorista afasta suas rodas do meio-fio para encaixar a extremidade dianteira do carro na vaga;
  5. finalmente, o motorista conduz o carro para frente e para trás na vaga até que seu carro esteja a cerca de 30 cm do meio-fio.
Os carros que estacionam sozinhos e que estão no mercado atualmente não são completamente autônomos, mas eles tornam a baliza muito mais fácil. O motorista ainda controla a velocidade do veículo pressionando e liberando o pedal do freio (a marcha lenta do carro é suficiente para colocá-lo na vaga de estacionamento sem pressionar o pedal do acelerador). Assim que o processo se inicia, o sistema do computador de bordo assume o volante do carro.
O carro vai adiante para a posição ao lado do carro à frente da vaga e um sinal permite que o motorista saiba quando deve parar. Em seguida, o motorista coloca o carro em marcha à ré e libera levemente o pedal do freio para iniciar o movimento para trás. Usando o sistema de direção assistida, o computador gira o volante e executa a manobra com perfeição, colocando o carro na vaga. Quando o carro tiver recuado o suficiente na vaga, outro sinal permite que o motorista saiba que deveria parar e colocar o carro na marcha à frente. O carro se desloca para a frente enquanto as rodas se ajustam para manobrá-lo na vaga emitindo, então, um sinal final.

A tela do painel de instrumentos do Toyota Prius britânico
Imagem cedida por Toyota Motor Europe S.A./N.V.
O Toyota Prius britânico com Assistente de Estacionamento Inteligente possui uma tela no painel de instrumentos para informar ao motorista o que fazer
No Toyota Prius britânico, uma grande tela de computador instalada no painel de instrumentos fornece notificações ao motorista, do tipo: quando parar, quando colocar a marcha à ré e quando liberar o freio levemente para mover o carro para o interior da vaga de estacionamento.
Diferentes sistemas de auto-estacionamento possuem diferentes maneiras de detectar os objetos ao redor do carro. Alguns possuem sensores distribuídos ao redor dos parachoques dianteiro e traseiro que atuam tanto como transmissores como receptores. Estes sensores transmitem sinais que atingem os objetos ao redor do carro e refletem de volta para eles. O computador do carro então utiliza a quantidade de tempo que esses sinais levam para retornar e calculam a localização dos objetos. Outros sistemas possuem câmeras instaladas nos parachoques ou utilizam radar para detectar os objetos. O resultado final é o mesmo: o carro detecta os outros carros estacionados, o tamanho da vaga e a distância até o meio-fio e, então, manobra para entrar na vaga.

Referência
http://carros.hsw.uol.com.br/carros-que-estacionam-sozinhos.htm