sexta-feira, 1 de abril de 2011

carros monumentos

            Alguns carros são obras de arte para os aficionados. Mas há artistas que levam isso tão ao pé da letra que os encaram como matéria-prima para esculturas. Desde 1974, quando dez Cadillac foram enterrados no Texas, uma série de monumentos automotivos começou a surgir ao redor do mundo. 
           Hoje há obras nas quais automóveis inteiros e novinhos em folha são retorcidos, pendurados, colados, pregados... O pessoal encara essa arte tão a sério que a modalidade até já faz parte do Goodwood Festival of Speed, evento anual realizado desde 1993 em Chichester, Inglaterra. Tente decifrar os modelos que aparecem nas instalações com carros que já foram exibidas pelo planeta.



SEM GRAVIDADE
A sessentona Land Rover quis comemorar seu aniversário, em 2008, com um monumento meteórico e à altura – de 45 metros. O mesmo Judah criou uma estrutura que lembrava um meteoro cravado na terra. A obra usou cinco carros novos e prateados da marca, que pareciam escalar uma enorme pedra, imunes à gravidade. Era um exemplar de cada modelo da linha, que ainda não contava com o Evoque. Tudo a ver com o símbolo aventureiro da fábrica.


LINHA CRUZADA
Em comemoração ao seu primeiro século, a Audi encomendou uma escultura de 35 metros de altura para a edição 2009 do Goodwood Festival. O mesmo Judah criou um acesso de viaduto que parecia puxado por um novo R8 V10 de um lado e por um Auto Union Type C Streamliner 1937 de outro. Os dois formavam a metade do símbolo do infinito e iam em direção ao paraíso.


ESTILO AVESTRUZ
Parcialmente enterrados em Amarillo, no Texas, desde 1974, dez Cadillac produzidos entre 1949 e 1963 formam uma fileira cravada de barbatanas que reverencia a era de ouro dos carros da marca e da cidade de Detroit. Criado pelo grupo de artistas Ant Farm (Fazenda de Formigas), o Cadillac Ranch é o mais famoso monumento do mundo feito de carros, mas também o menos preservado. Não raro, os veículos aparecem pichados e às vezes são pintados de uma mesma cor.

 AUTO NÍVELEste obelisco de 19,5 metros de altura reúne 59 carros, como os Citroën Traction-Avant e Ami, um Simca 110 e um Fiat 500, unidos por 1600 toneladas de concreto. Construído em 1982 pelo artista plástico americano nascido na França Arman no Parque de Esculturas Le Montcel, em Paris, é uma rara obra desse tipo fora dos Estados Unidos. O nome Long Term Parking é bem apropriado. Quer dizer “estacionamento de longo prazo”. Nesse caso, permanente.


CARRO SOBRE CARRO
Cada uma das 38 pedras do monumento de Stonehenge, na Inglaterra, é representada por um carro. Erguido em 1987, o Carhenge foi criado por Jim Reinders e está próximo à cidade de Alliance, Nebraska, pela estrada 87. Pintados de spray cinza, os carros na vertical estão enterrados a 1,5 metro. Entre eles há um Pontiac Astre, um AMC Gremlin, um Plymouth Valiant, uma picape Jeep e alguns Cadillac.


ESPETO CORRIDO
O americano Dustin Shuler se especializou em monumentos com carros. De 1989, The Spindle, que significa “o espeto” em inglês, ficava no estacionamento de um shopping em Berwyn, Illinois, até ser desinstalado em 2008. Ele reunia, de baixo para cima, um Mercury Grand Marquis, um Ford LTD, um Pontiac Grand Prix, um Ford Mustang, um Mercury Capri, um Ford Escort, um BMW 2002 e um Fusca.


ROSTO COLADO
Entre os 12 carros que compunham essa valsa automotiva estão dois Ford Thunderbird e dois Taurus, um Oldsmobile Alero, um Infiniti M30 e um Volvo 264. Foi o mesmo Shuler que criou a instalação temporária Dance em 2007, formando um círculo com duplas de carros com suas frentes elevadas e apoiadas uma na outra, como se eles dançassem, para a edição 2007-2008 da exposição Sarasota Season of Sculpture, em Sarasota, Flórida.


fonte: quatro rodas

Nenhum comentário:

Postar um comentário