sexta-feira, 22 de julho de 2016

Piloto automático

10 coisas que você precisa saber sobre piloto automático:




1. Tecnologia presente também em navios e aviões, o controlador de velocidade para carros foi criado pelo engenheiro norte-americano Ralph Teetor, com a primeira patente registrada em 1945 após 10 anos trabalhando para desenvolver o sistema.

2. O popular piloto automático já teve diversos nomes, entre eles Controlmatic, Speed-O-Stat, Touchomatic e Speedostat, até que finalmente virou Cruise Control.

2. Os primeiros carros a contarem com piloto automático foram os Chrysler New Yorker e Windsor e os Imperial - divisão de luxo da Chrysler - em 1958. A seleção da velocidade nesses modelos era feita girando um botão, com a promessa de economizar até 15% de combustível. Mas o pioneirismo durou pouco. Em 1960, todos os Cadillacs também traziam o sistema de fábrica.

3. O piloto automático hoje está presente como item de série, em geral, em modelos acima de R$ 50 mil. Contudo, ele pode ser encontrado como opcional com preços de até R$ 6.000. Há ainda a opção de instalar o equipamento avulso.

4. Não é recomendado utilizar o piloto automático em pistas escorregadias ou em estradas sinuosas devido ao risco de perder o controle do veículo.

5. Estudos feitos nos Estados Unidos apontaram que o piloto automático consegue reduzir em mais de 10% o consumo de combustível em uso rodoviário.

6. É mito que o piloto automático só serve nas estradas. Ele pode ser usado nas cidades, especialmente para limitar a velocidade máxima. Contudo, é importante lembrar que alguns modelos possuem uma velocidade mínima para poder acioná-lo, o que pode inviabilizar o seu uso em congestionamentos.

7. É possível apenas cancelar o piloto automático, sem desligá-lo. Por isso, fique atento se o sistema ainda estiver ativado sem estar em uso. Isso pode fazer com que ele entre em operação quando não for desejado. O ideal é sempre desligar o sistema quando este não estiver em uso.

8. Lembre-se de que você pode alterar a velocidade programada a qualquer momento, sem precisar desligar o piloto automático.

9. Para saber se o piloto automático está ligado e se a velocidade determinada foi salva, é preciso checar as luzes de indicação no painel de instrumentos. Todas as instruções constam no manual do proprietário.

10. O piloto automático também está presente em motos, ajudando a oferecer mais conforto em longas horas ao volante ao evitar movimentos repetitivos.

Fonte; http://www.icarros.com.br/

Nenhum comentário:

Postar um comentário