segunda-feira, 17 de janeiro de 2011

símbolos no painel


Conheça os símbolos de advertência do veículo e previna-se de panes


Assim como no futebol, o painel de instrumentos do veículo utiliza as cores amarela e vermelha para sinalizar advertências leves e graves. Compreender o significado das luzes que podem eventualmente acender é fundamental para evitar dores de cabeça.
Membro do comitê de veículos leves da Sociedade de Engenharia da Mobilidade (SAE), José Fernando Penteado diz que há quatro alertas principais que devem ser identificados pelo motorista: bateria, freios, óleo e temperatura do motor. “Presentes em qualquer modelo, eles avisam sobre dispositivos essenciais para a segurança dos ocupantes e a ’saúde’ do veículo.”
A luz do óleo indica perda de pressão, vazamento ou defeito na bomba. Nesses casos pode haver danos em peças como pistões e até risco de o motor fundir. Já o alerta de temperatura indica problemas no sistema de arrefecimento. “Isso é causado por falta de água, defeito na ventoinha ou pane no radiador”, explica o diretor de segurança veicular da Associação Brasileira de Engenharia Automotiva (AEA), Harley Bueno.
O alerta de freio informa quando o nível de fluido no reservatório está baixo.  A luz também acende quando o freio de estacionamento está acionado.  O da bateria, por sua vez, avisa que há falha no alternador. “Já os sinais amarelos servem mais para chamar a atenção, mas não devem ser desprezados”, ressalta Penteado.
Harley Bueno lembra que todos os sinais exibidos no painel podem ser “estudados” no manual do proprietário. “Infelizmente, poucos motoristas têm esse hábito?, afirma.
Confira o significado dos alertas mais comuns:
arte-1
Água no  filtro de diesel-  Se acender com  o motor ligado é hora de parar e drenar o líquido  acumulado. 
Injeção eletrônica-  Indica falha no sistema, que pode comprometer  motor e catalisador.  
Temperatura-  Desligue o carro  no ato: o  superaquecimento pode empenar o  cabeçote e até fundir o motor.
Óleo do motor-   Ou há pouco lubrificante ou  a bomba está com defeito.  Se acender, pare o veículo imediatamente.  
Freios ABS-  Sinal de que há  algo errado com o recurso que impede o travamento das rodas em emergências.  
Revisão-  Símbolo lembra que está na hora de fazer a verificação periódica prevista no manual do  proprietário.  
Cintos de segurança-  Além do alerta  visual, alguns carros têm aviso sonoro para informar que o item não foi afivelado.  
Freios-  Procure um mecânico o quanto antes se ela acender, pois é  um sinal de que o  sistema pode estar comprometido.  
Freio de estacionamento-  Acende ao ser acionado ou quando  o nível de fluido do  reservatório  está baixo.  
Air bag-  Avisa sobre falhas no sistema de bolsas de ar.  Em caso de colisão, há o risco de elas não  inflarem de forma adequada.  
Bateria-  Se permanecer  acesa com o motor ligado, indica  defeito no  alternador ou no  envio de carga.  
Combustível-  Acende quando o  nível chega à reserva.  Em alguns carros, há apenas um ponto luminoso  no marcador.

fonte: http://www.zap.com.br

2 comentários:

  1. Olá, meu nome é Rodrigo e tenho uma dúvida: Por que quando essa luz da REVISÃO acende o carro perde aceleração? O acelerador fica nulo e só após ser desligado e ligado novamente, ele volta a pegar. Outro detalhe, a luz só acende quando acelero o carro com mais intensidade? Abraço

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Rodrigo, infelizmente não poderei tirar suas dúvidas, pois não entendo muito neste assunto, apenas coloquei este post, pois achei interessante...desculpa aí kara !! abraço

      Excluir