segunda-feira, 27 de agosto de 2012

Caminhonetes esportivas de luxo

         Em 2001, a combinação de diferentes tipos de veículos foi tema no Salão do Automóvel. Pelo menos quatro caminhonetes apresentadas são consideradas utilitários esportivos de luxo (SUTs - Sport Utility Truck). Esses veículos de luxo combinam um SUV com uma caminhonete completa.

A GM fez um estudo onde descobriu que 20% dos motoristas de carros de luxo também possuem uma caminhonete completa. Para tentar ampliar esse segmento de mercado, a GM apresentou o Cadillac Escalade EXT, que fez parte da linha Cadillac em 2002.


O Cadillac Escalade EXT tem um estilo semelhante ao SUV Escalade
O recurso mais interessante dessa caminhonete é a sua configuração de caçamba flexível. A maioria das caminhonetes quatro portas têm caçambas muito pequenas e a EXT não é exceção: tem uma caçamba de 1,5 m por 75 cm. Mas a melhor parte é que toda a parede traseira do compartimento do passageiro pode ser dobrada e retirada, estendendo a caçamba para dentro da cabine até os assentos dianteiros. Nessa configuração, a caçamba tem 2,4 m por 25 cm.


O Cadillac Escalade EXT - com os assentos e as janelas traseiras dobrados. A caçamba pode ter um estribo de 1,2m por 2,4m.

Dentro da cabine, os assentos dobrados são estendidos no chão
A Nissan apresentou uma caminhonete com conceito radical e também uma caminhonete de luxo completa. A empresa pretende lançar uma caminhonete completa nos próximos anos e esse modelo indica os tipos de inovações que estão planejando.


Conceito de caminhote da Nissan
O conceito dessa caminhonete é uma configuração de "portas suicidas": as duas portas traseiras se abrem na direção oposta das duas portas frontais e os dois conjuntos de portas são grandes e abrem bastante, sem colunas separando-as, de modo que quando as portas são abertas, nada atrapalha.


As portas suicidas de grande abertura são o conceito de caminhonete da Nissan
A caminhonete da Nissan também tem uma nova tampa traseira que está encaixada embaixo da caminhonete de modo que, quando abre, forma um degrau para o chão. Todo o assoalho também pode deslizar para fora, permitindo descarga mais fácil.


O conceito da tampa traseira da caminhonete da Nissan
Também foi mostrado no Salão o Lincoln Blackwood, uma caminhonete de luxo. Essa caminhonete tem caçamba com cobertura rígida, bem como uma tampa traseira bipartida.


O SUT de luxo Lincoln Blackwood
E levando o conceito a extremos absolutos, estava o Ford Supercruizer. Essa caminhonete enorme tem bancos de couro com todo o conforto e pode rebocar praticamente qualquer coisa. Ela é tão alta que é necessário subir dois jogos de estribos de automóvel para entrar nela!


O Ford Supercruizer
 
 
fonte:http://carros.hsw.uol.com.br/ 

Nenhum comentário:

Postar um comentário