segunda-feira, 27 de agosto de 2012

Carroll Shelby: o mago do Mustang

Quando o Ford Mustang 1965 foi lançado, Carroll Shelby e seus incrivelmente rápidos carros esporte Cobra já eram lendas de desempenho. As máquinas de alto desempenho que Shelby criava a partir do Mustang se destinavam a obter um lendário status particular.

Nascido em 1923 em Leesburg, no Estado do Texas, Shelby serviu como instrutor de vôo na Força Aérea do Exército dos EUA durante a Segunda Guerra Mundial (a Força Aérea dos EUA só seria criada 26 de julho de 1947), depois trabalhou como motorista de caminhão, empregado de granja e vendedor. Ele estava na granja quando passou a lidar com carros de corrida. Tudo começou em 1952, com um humilde MGTC.
Galeria de fotos do Ford Mustang 2006 e do Ford Shelby GT-H
(em inglês)
Carroll Shelby was part showman, all businessman when it came to fast cars. Carroll Shelby entrou no ramo dos carros de corrida em 1952
Para muitos fãs, o nome Carroll Shelby evoca imagens de um rapaz do interior com um arrastado sotaque texano e um vasto e debochado sorriso por baixo do chapéu preto de vaqueiro. Essa atitude era, de certa forma, ensaiada. Em 1953, por exemplo, Shelby estava atrasado para participar de uma corrida e não teve tempo de trocar o macacão que utilizava na granja. Observando como as pessoas reagiram, ele fez com que o "fraque do Texas" se tornasse a sua assinatura.

Ele podia divertir as multidões, mas era tão esperto nos negócios quanto era nas corridas e na fabricação de carros. Ele era, como um editor afirmou,"um empreendedor no verdadeiro sentido da palavra. Como um alquimista, ele tinha a habilidade de combinar elementos de modo que sua soma se tornava maior do que o total de suas partes".

Shelby ganhou corridas nos Estados Unidos, na Europa e na América Latina até o fim dos anos 50, pilotando Aston Martins, Maseratis, Ferraris e outros carros esportivos com companheiros famosos como Masten Gregory, Dan Gurney e Phil Hill. Ele também chegou a andar em carros de Fórmula durante as temporadas de 1955 e 1958.

Um competidor natural, porém feroz, Shelby freqüentemente tirava uma rápida soneca antes da corrida, dizendo para o acordarem quando chegasse a hora de alinhar para a largada. O seu ponto alto como piloto aconteceu em 1959. A amizade de Shelby com John Wyer, da Aston Martin, fez com que ele fosse o par de Roy Salvadori em um Aston DBR na corrida 24 horas de Le Mans daquele ano. Carroll and Roy ganharam o sempre árduo evento de ponta a ponta.
Shelby's GT-350, a modified Mustang built to take on the Corvette, featured a 306-bhp V-8. O GT-350 de Shelby, um Mustang modificado construído para bater o Corvette, tinha motor V8 de 310 cv
Logo no ano seguinte, um problema no coração forçou Shelby a parar de correr, mas não a parar de trabalhar com carros. Estabelecido na região sul da Califórnia, ele se tornou um distribuidor de pneus Goodyear e abriu a primeira escola de pilotagem da América. Enquanto isso, ele sonhava construir um verdadeiro "carro esporte" - preparado, leve, potente e rápido o suficiente para ganhar de qualquer um nas ruas ou pistas.

Ele teve a sua chance em setembro de 1961. A Ford tinha acabado de introduzir a sua nova versão do motor V8 "Fairlane 221" de bloco pequeno e Shelby ouviu dizer que a A.C. Cars da Inglaterra estava perdendo o fornecedor de motores do seu ágil carro esporte Ace de dois lugares.

Há várias histórias sobre o que aconteceu a seguir, mas, basicamente, Carroll decidiu que o motor e o carro foram feitos um para o outro. Ele convenceu a A.C. a vender os Aces para ele e persuadiu a Ford a fornecer os motores, mas ele optou pelo motor mais forte, o V8 de 260 polegadas cúbicas (4,2 litros). Assim nasceu o Cobra, em fevereiro de 1962.

No fim do ano, Shelby oferecia uma versão ainda mais rápida com motor de 289 polegadas cúbicas (4,7 litros), construída na sua pequena fábrica em Venice, Califórnia. Em 1965, ele lançava o brutal 427 Cobra, um eterno clássico de 7 litros cuja reputação foi concretizada no começo de 2007 quando a versão de uso pessoal de Shelby, o "Super Snake", (super serpente) de 811 cv foi leiloado por US$ 5,5 milhões. E em agosto de 2009, novo recorde, com um Shelby Daytona Cupe leiloado por US$ 7,25 milhões.

fonte:http://carros.hsw.uol.com.br/

Nenhum comentário:

Postar um comentário