sábado, 30 de outubro de 2010

Vantagens das Rodas de Alumínio


As rodas de liga leve surgiram devido à necessidade de redução do peso dos veículos. As primeiras rodas de liga leve eram confeccionadas em liga de magnésio.
No começo da década de 70, as rodas passaram a ser fabricadas com liga Alumínio/Silício, uma liga com propriedades mecânicas superiores e com menor peso que a liga de magnésio.

As principais vantagens das rodas de liga leve em relação às rodas de aço são:


*Redução de peso;

*Menor consumo de combustível;

*Menor desgaste do sistema de freio;

*Menor desgaste do sistema de suspensão;

*Melhor absorção de impactos;

*Maior dispersão do calor no sistema de freio.
Manutenção

As rodas esportivas são fabricadas com um alto nível de qualidade. Entretanto, a ausência de manutenção, ou produtos químicos e materiais corrosivos, utilizados por alguns lava rápidos, podem danificar a superfície ou tornar o acabamento opaco.
Para manter o acabamento inalterado, sugerimos:

* Utilizar detergentes neutros para lavar;

* Não utilizar ceras abrasivas sobre a superfície das rodas, sejam elas pintadas, diamantadas ou cromadas;

* Nunca utilizar palha de aço.
Balanceamento de Rodas

Para reduzir o desgaste do pneu, barulho na estrada, vibrações, etc..., é aconselhável que as rodas sejam balanceadas pelo processo dinâmico e estático.

Processo Estático: Corrige desigualdades nas massas ao redor do eixo,que geram vibrações verticais, as rodas tendem a saltitar, e o volante a vibrar verticalmente.

Dinâmico: Corrige desigualdades nas massas ao longo do eixo, que provocam oscilações laterais, fenômeno conhecido como "Shimmy", o volante oscila para os lados.

Para alguns problemas de balanceamento, sugere-se esvaziar o pneu, girar o aro, ou pneu em aproximadamente 180º, calibrar novamente o pneu e re-balancear o conjuto.

Atenção:
Ao contrário do que muitos pensam, vibrações nos veículos não são causados exclusivamente por problemas de balanceamento. Segue, abaixo, uma pequena lista de problemas comuns que podem causar vibrações nos veículos:

*Discos ou tambores de freios deformados;

*Homocinéticas com folga;

*Amortecedores com defeito;

*Deformações nas rodas causados por impactos em buracos, ou guias (lateralmente);

*Uso de anel centralizador não adequado;

*Veículo parado na mesma posição durante muito tempo (flat-spot);

*Desequilíbrios ou deformações causados por freadas bruscas, onde ocorreu travamento das rodas;

*Reparos nos pneus onde foi utilizada prensa inadequada.


(Artigonal SC #3007083)

3 comentários:

  1. quem diria,,, todas essas vantagens e eu nem sabia.
    vlw pelo post

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  2. isso tudo, alem de serem muito bonitas, design diferenciado

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  3. como q chama essa roda alguem sabe o nome?

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