As rodas de liga leve surgiram devido à necessidade de redução do peso dos veículos. As primeiras rodas de liga leve eram confeccionadas em liga de magnésio.
No começo da década de 70, as rodas passaram a ser fabricadas com liga Alumínio/Silício, uma liga com propriedades mecânicas superiores e com menor peso que a liga de magnésio.
As principais vantagens das rodas de liga leve em relação às rodas de aço são:
*Redução de peso;
*Menor consumo de combustível;
*Menor desgaste do sistema de freio;
*Menor desgaste do sistema de suspensão;
*Melhor absorção de impactos;
*Maior dispersão do calor no sistema de freio.
Manutenção
As rodas esportivas são fabricadas com um alto nível de qualidade. Entretanto, a ausência de manutenção, ou produtos químicos e materiais corrosivos, utilizados por alguns lava rápidos, podem danificar a superfície ou tornar o acabamento opaco.
Para manter o acabamento inalterado, sugerimos:
* Utilizar detergentes neutros para lavar;
* Não utilizar ceras abrasivas sobre a superfície das rodas, sejam elas pintadas, diamantadas ou cromadas;
* Nunca utilizar palha de aço.
Balanceamento de Rodas
Para reduzir o desgaste do pneu, barulho na estrada, vibrações, etc..., é aconselhável que as rodas sejam balanceadas pelo processo dinâmico e estático.
Processo Estático: Corrige desigualdades nas massas ao redor do eixo,que geram vibrações verticais, as rodas tendem a saltitar, e o volante a vibrar verticalmente.
Dinâmico: Corrige desigualdades nas massas ao longo do eixo, que provocam oscilações laterais, fenômeno conhecido como "Shimmy", o volante oscila para os lados.
Para alguns problemas de balanceamento, sugere-se esvaziar o pneu, girar o aro, ou pneu em aproximadamente 180º, calibrar novamente o pneu e re-balancear o conjuto.
Atenção:
Ao contrário do que muitos pensam, vibrações nos veículos não são causados exclusivamente por problemas de balanceamento. Segue, abaixo, uma pequena lista de problemas comuns que podem causar vibrações nos veículos:
*Discos ou tambores de freios deformados;
*Homocinéticas com folga;
*Amortecedores com defeito;
*Deformações nas rodas causados por impactos em buracos, ou guias (lateralmente);
*Uso de anel centralizador não adequado;
*Veículo parado na mesma posição durante muito tempo (flat-spot);
*Desequilíbrios ou deformações causados por freadas bruscas, onde ocorreu travamento das rodas;
*Reparos nos pneus onde foi utilizada prensa inadequada.
(Artigonal SC #3007083)
quem diria,,, todas essas vantagens e eu nem sabia.
ResponderExcluirvlw pelo post
isso tudo, alem de serem muito bonitas, design diferenciado
ResponderExcluircomo q chama essa roda alguem sabe o nome?
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