sexta-feira, 29 de julho de 2011

Aerodinâmica

Fatores aerodinâmicos, analisados com cuidado, podem melhorar muitos aspectos de um veículo. Algumas das principais considerações aerodinâmicas foram resumidas aqui.
(Vi) se refere ao Projeto Veículo Rodoviário aerodinâmica pelo RH Barnard]
Com um objeto em movimento através de um fluido, a esteira é extremamente significativa. Ao considerar os veículos da família, a natureza da traseira do veículo, em três dimensões, pode fazer a diferença entre um baixo ou um alto coeficiente de arrasto (Cd).




        Melhorias na parte da frente pode ser feita por assegurar o 'front end é feita como uma curva suave e contínuo de origem a partir da linha do pára-choques da frente ». No normal, dois e três formas de caixa, arraste é muitas vezes causada pela pressão alta logo acima do pára-brisas ", muitas vezes com uma bolha de separação de recirculação de ar na base da tela. A magnitude deste efeito depende do "ângulo" do pára-brisas. Fazendo a tela mais arrecadou (ou seja, não como na vertical) tende a reduzir a pressão na base da tela, e para reduzir o arrasto. No entanto, grande parte dessa melhoria, porque chega uma tela mais inclinado significa uma suave ângulo no topo onde se encontra com o telhado, mantendo o fluxo anexado. Resultados semelhantes podem ser alcançados através de um telhado curvo adequadamente.
Design em plano bem como o perfil, é significativo. "Curvar o pára-brisas em planta modifica os padrões de fluxo consideravelmente ... que reduz a extensão ea intensidade da pressão alta. "
O post A-é também uma questão: "Um forte fora de fluxo cruzado pode ocorrer para as bordas do pára-brisas, tendendo a produzir vórtices separados em torno do A-posts. 'Estes efeitos podem ser minimizados, suavizando a forma de a-A pós e aumentando a curvatura dos dois A-pós e da tela. Suavizar a transição do corpo para espelho porta também é importante, pois caso contrário pode ser uma importante fonte de arrastar e ruído do vento.
Na parte traseira dos veículos, o formato ideal é uma pista longa e gradual. Como isso não seja prático, foi encontrado que "levantar e / ou alongamento de boot geralmente reduz o arrasto".
Resultados de pesquisa do Estado que se arrastam devido ao ângulo de inclinação traseira estará no seu "pico em 30 º e mínima em torno de 10 º.
Aumentando a curvatura do teto também irá reduzir o coeficiente de arrasto. Benefícios são ganhos por trazer a linha do telhado para baixo na dianteira e traseira. Simplesmente "abaulamento do teto up 'no entanto, pode causar esse aumento na área frontal que quaisquer ganhos podem ser negados.
Em vista de planta, cantos de arredondamento e "todos os elementos virados para a frente" vai reduzir o arrasto. Aumento da curvatura do veículo inteiro no plano geralmente irá diminuir arrasta desde que a área frontal não é aumentada. "Tapering parte traseira em planta, geralmente a partir do arco da roda traseira para trás," pode produzir uma redução significativa na drag '. Sob o veículo, uma superfície lisa é desejável, pois pode reduzir o arrasto do veículo e arraste o atrito superficial. "Para um corpo na proximidade moderada para o chão, a forma ideal teria alguma curvatura na parte inferior."
Em (vi), o autor lista as seguintes áreas significativas para o pensamento ao tentar projetar um carro típico (e não um carro esportivo ou de veículos comerciais):

    
* Smooth contornos ininterrupta com gradientes de pressão favoráveis ​​já em prática deve ser usada.
    
* Gradientes de pressão fortemente desfavorável na traseira devem ser evitados, alguns taper e arredondamento extremidade traseira deve ser usado.
    
* O formulário deve produzir elevação insignificante.
A Se uma configuração hatchback é necessária, o ângulo de luz de fundo não deve ser na região de 30 º, e se um notchback (sedan) é para ser usado, o ângulo de inclinação efetiva (ou seja, o ângulo de uma linha direta entre o telhado eo mais alto, o ponto mais para trás) também não deve ser na região de 30 º.

    
* O underbody deve ser tão suave e contínua possível, e deve varrer um pouco na parte traseira,
    
* Não deve haver ângulos agudos (exceto quando é necessário para evitar com vento cruzado instabilidade).
    
* A frente deve começar em uma linha de baixo de estagnação, e curva-se em uma linha contínua.
    
* A tela da frente deve ser raked tanto quanto é prático.
    
* Todos os painéis devem ter uma diferença mínima.
    
Vidros duplos * deve ser nivelada com a superfície, tanto quanto possível.
    
* Todos os detalhes como as maçanetas das portas devem ser facilmente integrados dentro dos contornos.
    
Excrescências * deve ser evitado na medida do possível, limpa pára-brisas devem estacionar fora do fluxo de ar.
    
* Itens menores, como frisos de rodas e espelhos retrovisores devem ser otimizadas utilizando testes de túnel de vento.
    
* O sistema de arrefecimento deve ser projetado para baixo arrasto.

Embora as preocupações aerodinâmicas não são tão fortes neste veículo, pois podem estar em um carro esportivo, por exemplo, os princípios básicos aqui descritos devem ser observados durante o processo de design. Eficiência energética pode ser melhorado com baixa resistência e baixos níveis de ruído do vento melhorar o conforto dos passageiros.
 

Túnel de vento

Tradicionalmente, os testes em túnel de vento foi um julgamento considerável e erro processo, em curso ao longo do desenvolvimento de um veículo. Hoje, com o alto nível de CAD previsão e avaliação de pré-produção, juntamente com uma maior compreensão humana da aerodinâmica, testes de túnel de vento, muitas vezes entra no processo de design mais tarde. O túnel de vento é o campo de provas para formar o veículo e permite que os engenheiros para obter uma quantidade considerável de informações avançadas dentro de um ambiente controlado.


Embora os processos de design avançado pode antecipar uma grande proporção de desempenho aerodinâmico, ainda é crucial para avaliar um veículo em túnel de vento. Muitos elementos da forma de um veículo só revelam seu comportamento no fluxo de ar quando cuidadosamente testados e não podem ser antecipados no computador. A realidade da produção, tolerâncias de componentes e precisão de construção podem desempenhar um papel na afetando o comportamento aerodinâmico de um carro.





Além das preocupações com a engenharia, os fabricantes estão cada vez mais olhando para ver como melhorar o cliente lado da aerodinâmica. Por exemplo, o ruído do vento a partir de espelhos retrovisores é considerado muito indesejável e só pode ser realmente avaliado em um túnel de vento. Outras, questões menos óbvias também podem ser examinados - como se as forças de ar, a água fluir através de selos ou sujeira em aberturas da porta.


fonte; http://www.cardesignonline.com/

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