sexta-feira, 29 de julho de 2011

Clay - Modelagem automotiva

Modelagem em argila é um dos métodos mais antigos e tradicionais usados ​​no design do carro. Studios estão divididos em suas preferências relacionadas com CAD ou de barro, mas muitos acreditam que ele continua sendo uma das melhores maneiras de visualizar desenvolvimento de projetos em três dimensões. Modeladores GM use representações, esboços e desenhos de fitas como referência para criar um modelo de meia quarto escala. Usando um espelho desta forma permite modeladores para produzir resultados mais rapidamente. Com total modelos proporcionado, o tempo é gasto substancial de equilíbrio de um lado com o outro.        

           Nesta visão, é possível ver a plataforma sob o barro. No arco da roda traseira da base pode ser visto junto com o núcleo de espuma de modelagem de luz azul.
Argila tem sido usada desde as primeiras fases do projeto do carro e sublinha a forte ligação entre tridimensional styling automóvel e escultura. Trabalho sobre a forma de um veículo em argila é uma forma muito apertada de escultura, dependente em cima de um olho de perito e uma percepção avançada de forma e proporção.
                                                         
   
        
Modeladores de argila trabalhar no Holden FJ muitas décadas atrás. Esta prática ainda é comum hoje. Os modeladores mostrado aqui está usando, entre outras coisas, medidores para medir a altura e profundidade (para equilibrar ambos os lados) e guias de perfil para assegurar o modelo corresponde ao design.

Os Princípios 

 
          
Existem várias etapas para a produção de um modelo de argila.
Primeiro, a escala do modelo é determinado. Usando um desenho ou esboço do pacote de perfil, as dimensões veículos são trabalhadas e as dimensões em escala calculado.
         
Usando as dimensões do núcleo, a plataforma é construída. A plataforma foi projetada para ser uma base sólida de trabalho para o modelo como ela é construída e desenvolvida. No caso de modelos de pequena escala - como o quarto escala - o equipamento será projetado para ser montado em um banco onde modeladores pode estar a trabalhar no modelo. Muitas vezes, é preferível a posição de um modelo para criar a perspectiva mais realista. Além de fornecer uma base para o modelo, a plataforma é também um meio de reduzir a quantidade de barro usado em um modelo. Ao invés de usar caros e argila estilo pesado durante todo o tempo, um núcleo interno de espuma é usada frequentemente em que a argila é aplicada.

Método manual 

         
Com o equipamento configurado, a argila é aplicada. Utilizando um sistema de '10-lines ', pontos de referência são transferidas a partir dos desenhos para o modelo. Argila é construído para combinar com o perfil a partir dos desenhos e é então adicionado para preencher todas as proporções. 



A partir daqui, os designers podem seguir rigidamente seus desenhos, a criação de guias e modelos para ajudar a desenvolver o modelo a partir do desenho do pacote, ou eles podem começar a experimentar e desenvolver a forma livremente. A beleza de barro styling automóvel é sua capacidade de ser reformulado e continuamente ajustado. Esta liberdade de desenvolvimento de formulários raramente é acompanhada por computador.
Designers Chevrolet trabalhar em um modelo em escala cheia Corvette. Dynoc tem sido aplicado para dar a impressão de vidro real e pintura parte superior do corpo. Rodas reais adicionar o efeito, enquanto designers fazer os ajustes finais para as superfícies.


Método automatizado 

Em vez de designers e modelistas trabalhar sobre uma argila para a semana, as empresas muitos carros são agora o hábito de enviar um modelo de CAD diretamente para uma máquina de moagem de especialista. A máquina pode precisamente moinho o formulário e proporções do desenho 3D no computador em um período relativamente curto de tempo, embora os seres humanos podem ainda ser chamados para o acabamento das superfícies ou fazer pequenos ajustes.  

              Embora a maioria dos aspectos de um projeto pode ser resolvido no computador, especialmente com o auxílio de avaliação de realidade virtual, quase todas as empresas continuarão a produzir uma argila em tamanho grande para o final do processo. A luz fria do dia pode produzir surpresas que os fabricantes querem estar ciente antes de um veículo entra ferramental e as fases de produção.

           
Uma vez que um veículo for concluído, um dos vários passos seguintes podem ser tomadas. Se o veículo estiver a ser mostrado como um conceito, pode ser pintado e detalhadas, mas será mais provável se tornar o modelo para "modeladores duro" para usar para criar um look-a-como a produção com painéis individuais, em vidro e detalhes, bem como um interior.
         
Se o veículo estiver pronto para produção, que geralmente será digitalizado utilizando equipamento digital 3D, que por sua vez, criar um modelo wireframe novo CAD. Isso vai ser mexido por especialistas CAD para remover imperfeições, antes de ser passado para os engenheiros que irão iniciar o árduo processo de criação de painéis, componentry drivetrain e propulsão baseada no design.
Claro, se um veículo foi simplesmente um projeto de pesquisa in-house, como muitos estão, mas isso pode nunca ser visto pelo público, na verdade, a argila pode ser reutilizado em projetos posteriores.


         
Estes modelos Holden dar uma idéia dos processos envolvidos e suas finalidades. Ambos os veículos são full-size argilas que dão uma representação precisa dos veículos propostos. Aplicação de uma tinta cor neutra e sentando-se fora do modelo em um ambiente típico de trabalho é sobre a maneira mais precisa para avaliar o impacto visual de um conceito sem realmente construí-la. 


             O veículo na imagem superior parece estar nos estágios posteriores de desenvolvimento. Detalhes, tais como gráficos de luz, linhas fechadas e Dynoc a imitar vidro permitem que os designers de forma rápida e efetivamente avaliar o modelo.

fonte: http://www.cardesignonline.com/

Um comentário:

  1. Olá amigos! Boa matéria ! Para quem se interessa no assunto, somos uma escola especializada no assunto. www.icondesign.com.br/cursos

    ResponderExcluir