sexta-feira, 29 de julho de 2011

Ergonômia em carros

ergonomia   é o estudo científico de pessoas e suas condições de trabalho, especialmente feito para melhorar a eficácia (Fonte: Cambridge Dictionary)
antropometria  é o estudo comparativo das medidas do corpo humano e propriedades. (Fonte: University of Texas Online)
Ergonomia, ou engenharia de fatores humanos, é, falando livremente, a ciência de projetar para a forma humana e comportamento humano. Como um campo, ergonomia cobre tudo, desde maçanetas e botões para as proporções do veículo e aberturas da porta. Com o uso crescente da tecnologia da informação dentro de carros, a ergonomia está se tornando uma consideração importante no projeto de interfaces de usuário e sistemas de informação e entretenimento.

Os seres humanos, considerando;
As pessoas variam drasticamente de tamanho e proporção em todo o mundo. Homens escandinavos estão entre as mais altas, enquanto as mulheres do Extremo Oriente estão entre os mais curtos. Variações semelhantes aparecem em outros fatores - largura (em vários pontos do corpo), tamanho da mão, alcance, peso e assim por diante. Tradicionalmente, esses fatores têm grande parte dependia da localização geográfica de uma pessoa - e como os seres humanos desenvolveram ao longo de milhares de anos. No entanto, estilo de vida é cada vez mais afetando os atributos físicos das pessoas. Um exemplo particular é o aumento dos níveis de obesidade em países ocidentais, especialmente os EUA. Esta afeta drasticamente a valores médios para as dimensões como largura, bem como considerações movimento e alcance.
Outra questão muito importante que afeta os designers é a expectativa de vida cada vez maior de pessoas. Isto é particularmente pertinante em países desenvolvidos, mas cada vez mais afetam todos os países em desenvolvimento. Com o aumento da expectativa de vida, as pessoas executam tarefas e atividades por mais tempo e mais tarde na vida. Ao mesmo tempo, as pessoas podem experimentar uma deterioração na mobilidade e destreza. Aqui reside outra consideração importante ergonômico - projeto para pessoas que podem ter problemas com controles desajeitados, aberturas e outras características de um veículo enquanto ainda à espera de utilizar o veículo para a sua plenitude. Mudanças em resposta a essas preocupações podem ser vistos em quase todos os carros novos - puxadores das portas exteriores são muitas vezes maiores, mais simples e mais ousadas do que uma década ou mais anteriormente. 

Modelos e Manequins


Dentro da indústria automotiva, modelos representativos e manequins são usados ​​para formar a base para o tamanho do veículo e forma. Tradionally, estes seriam simples, os modelos de tamanho real em 2D baseado na Dreyfuss dados de dimensão humana. Henry Dreyfuss foi um pioneiro da medida humana e capturou os primeiros dados significativos na medição humana. Este método foi substituído por modelos de computador que foram desenvolvidos a partir de dados mais recentes.

fonte; carros.uol.com.br
         http://www.cardesignonline.com

Nenhum comentário:

Postar um comentário