terça-feira, 7 de junho de 2011

O mercado da mobilidade


A indústria da mobilidade abrange todo o setor envolvido de alguma forma na fabricação de veículos, sejam eles automotores ou não, o que significa um amplo espectro de produtos, que além de automóveis, envolve também bicicletas e cadeiras de rodas até aeronaves e embarcações, passando por ônibus, motocicletas, trens e inúmeros outros meios de transporte e lazer.
As informações disponíveis a seguir definem um limite em torno de cinco setores: automotivo, náutico, aeronáutico, veículos de duas rodas e ferroviário.
O setor automotivo é o de maior importância econômica no Brasil e compreende, além dos automóveis de passeio e veículos comerciais leves, caminhões, ônibus e maquinas agrícolas, como tratores, colheitadeiras, retroescavadeiras e cultivadores motorizados.
O setor automotivo é representado pela Anfavea - Associação Nacional dos Fabricantes de Veículos Automotores. Inclui os fabricantes de autopeças e corresponde a 22% do PIB brasileiro. A produção total de autoveículos (montados e desmontados) em 2008 foi de 3,21 milhões de unidades, resultado 8% superior ao obtido em 2007, quando foram produzidos 2,98 milhões.
São 24 diferentes montadoras abastecidas por mais de quinhentas empresas de autopeças, com capacidade instalada para produzir 3,5 milhões de veículos e 98 mil máquinas agrícolas/ano. É um setor que responde direta ou indiretamente pelo emprego de 1,3 milhões de pessoas.
Em 2008, as exportações em valores das empresas foram da ordem de US$13,9 bilhões. O Brasil tem se destacado no setor automotivo graças ao mercado doméstico efetivo e potencial, ao competente parque produtor – tanto de veículos quanto de sistemas e componentes automotivos isolados –, sólida base de engenharia automotiva e suficiente disponibilidade de trabalhadores qualificados.
O Brasil se destaca também na fabricação de ônibus. É um dos maiores mercados mundiais e tornou-se um dos mais competentes fabricantes de veículos completos do planeta. Boa parte de sua produção hoje é destinada a mais de 80 países de todos os continentes.
A Fabus - Associação Nacional dos Fabricantes de Ônibus é a entidade que congrega os fabricantes de carroçarias para ônibus no Brasil. Informações sobre lançamentos, negócios e histórico do setor de ônibus podem ser encontradas também no informativo mensal da Abrati - Associação Brasileira das Empresas de Transporte Terrestre de Passageiros e nos blogs e busblog.
A cadeia produtiva da indústria náutica compreende a indústria e o comércio de embarcações de recreio e esportivas. Informações detalhadas do setor e seus fabricantes podem ser encontradas na pesquisa Indústria Náutica Brasileira: fatos e números 2005 
O setor naval brasileiro garante ao país um lugar de destaque no mercado internacional. O Brasil é considerado um dos maiores mercados potenciais náuticos do mundo. Atualmente, embarcações e equipamentos são exportados para cerca de 10 países nos cinco continentes, segundo a Acobar - Associação Brasileira dos Construtores de Barcos e seus Implementos .
O mercado brasileiro conta com um setor formado, em sua grande maioria, por pequenas e médias empresas, que se destaca pelo uso intensivo da mão de obra, devido à sua produção quase artesanal.
A indústria náutica brasileira tem sua origem em pequenos estaleiros, com produção sob encomenda de embarcações de esporte e lazer, veleiros e lanchas. Vários países, especialmente da Europa, têm se interessado pelos produtos “made in Brazil”, que oferecem excelente acabamento, design arrojado, alta tecnologia, elevado padrão de qualidade e preço competitivo. A maior parte da demanda recai sobre as embarcações entre 20’ e 50’.
Nos últimos cinco anos, as exportações brasileiras de barcos à vela atingiram 32 unidades, somando mais de 1,4 milhão de dólares, enquanto foram exportadas mais de 150 embarcações a motor, no valor de mais de 14 milhões de dólares, segundo dados do Ministério do Desenvolvimento, Indústria e Comércio Exterior
O setor aeronáutico é representado pela AIAB - Associação das Indústrias Aeroespaciais do Brasil . A indústria aeroespacial brasileira é a maior do hemisfério sul. Opera de forma globalizada competindo no mercado mundial e posicionando-se como líder em vários segmentos de mercado, graças ao domínio tecnológico e à qualidade de seus produtos.
Referências do segmento relacionadas às novidades mundiais do setor podem ser encontradas no portal Flightglobal .
Aspectos do setor com maior ênfase em tecnologia e fornecedores podem ser encontrados no portal Aerospace-technology 
Motocicletas e ciclomotores representam hoje uma parcela significativa dos deslocamentos nas grandes cidades, com uma frota nacional estimada de 45 milhões de unidades. O Brasil está entre os dez maiores fabricantes de bicicletas do mundo, com uma produção anual que já chegou a atingir 4,5 milhões de bicicletas, gerando cerca de 13 mil empregos diretos, segundo a Abraciclo - Associação Brasileira dos Fabricantes de Motocicletas, Ciclomotores, Motonetas, Bicicletas e Similares.
O setor ferroviário é representado pelo Simefre - Sindicato Interestadual da Indústria de Materiais e Equipamentos Ferroviários e Rodoviários e Abifer - Associação Brasileira da Indústria Ferroviária.Inclui locomotivas diesel-elétricas, vagões de carga de todos os tipos, carros de passageiros, carros de metrô e bondes modernizados.
A indústria de material ferroviário é um dos ramos mais antigos da indústria de bens de capital. Seu desenvolvimento vem acompanhando a evolução do sistema de transporte ferroviário brasileiro e apresentava no passado oscilações entre agudos crescimentos de sua capacidade instalada e insuportáveis taxas de ociosidade.
Hoje o cenário do transporte sobre trilhos no Brasil vem passando por grandes transformações, principalmente com a presença da iniciativa privada na exploração dos serviços de transportes de carga


fonte; http://www.designbrasil.org.br/

O processo de design automotivo

O processo de design automotivo tem se expandido e aprimorado de forma a acompanhar a inserção do design como área estratégica no negócio automotivo.
O design corporativo de atuação global reflete a crescente ênfase em atender os anseios de um consumidor cada vez mais exigente, por meio do apelo emocional do design e do Branding – expectativa em relação à marca.Toyota e Nissan expressam o Branding através de veículos-conceito.
O processo do design automotivo, segundo o site do Design Council está interligado ao branding, à usabilidade, à segurança veicular, à sustentabilidade e à tecnologia.
A definição estética passa pela seleção de materiais com grande potencial de inovação e que sejam potencialmente sustentáveis. Diversos sites se dedicam ao tema, oferecendo fontes valiosas de informação e ricas bibliotecas virtuais, como o www.materialconnexion.com, www.materio.fr, www.designafairs.com e www.architonic.com.
O processo de design automotivo é caracterizado por uma ênfase em técnicas de representação, combinando o desenho gestual,recursos sofisticados de modelagem 3D e realidade virtual. Diversos sites abordam o assunto, como o www.carbodydesign.com e www.designertechniques.com.
Especialistas brasileiros como Fastparts, Robtec e Seacam atendem a crescente demanda de profissionais de design por protótipos físicos e pequenas séries, executados por intermédio de tecnologias de digitalização e prototipagem rápida.
Há diversas iniciativas públicas para fomentar a pesquisa e inovação no campo da prototipagem rápida. No Paraná, o Núcleo de Prototipagem e Ferramental da UTFPR oferece serviços de prototipagem rápida, bem como o Laboratório de Modelos Tridimensionais do INT , no Rio de Janeiro.
Os fatores tecnológicos e de segurança veicular têm sido tradicionalmente o enfoque dos campos da engenharia veicular. A SAE BRASIL - Sociedade de Engenheiros da Mobilidade e a AEA - Associação Brasileira de Engenharia Automotiva disseminam técnicas e conhecimentos relativos à tecnologia da mobilidade em suas variadas formas: terrestre, marítima e aeroespacial, bem como o conjunto de conhecimentos científicos relativos à mobilidade.
 tem se expandido e aprimorado de forma a acompanhar a inserção do design como área estratégica no negócio automotivo.
O design corporativo de atuação global reflete a crescente ênfase em atender os anseios de um consumidor cada vez mais exigente, por meio do apelo emocional do design e do Branding – expectativa em relação à marca.Toyota e Nissan expressam o Branding através de veículos-conceito.
O processo do design automotivo, segundo o site do Design Council está interligado ao branding, à usabilidade, à segurança veicular, à sustentabilidade e à tecnologia.
A definição estética passa pela seleção de materiais com grande potencial de inovação e que sejam potencialmente sustentáveis. Diversos sites se dedicam ao tema, oferecendo fontes valiosas de informação e ricas bibliotecas virtuais, como o www.materialconnexion.com, www.materio.fr, www.designafairs.com e www.architonic.com.
O processo de design automotivo é caracterizado por uma ênfase em técnicas de representação, combinando o desenho gestual,recursos sofisticados de modelagem 3D e realidade virtual. Diversos sites abordam o assunto, como o www.carbodydesign.com e www.designertechniques.com.
Especialistas brasileiros como Fastparts, Robtec e Seacam atendem a crescente demanda de profissionais de design por protótipos físicos e pequenas séries, executados por intermédio de tecnologias de digitalização e prototipagem rápida.
Há diversas iniciativas públicas para fomentar a pesquisa e inovação no campo da prototipagem rápida. No Paraná, o Núcleo de Prototipagem e Ferramental da UTFPR oferece serviços de prototipagem rápida, bem como o Laboratório de Modelos Tridimensionais do INT , no Rio de Janeiro.
Os fatores tecnológicos e de segurança veicular têm sido tradicionalmente o enfoque dos campos da engenharia veicular. A SAE BRASIL - Sociedade de Engenheiros da Mobilidade e a AEA - Associação Brasileira de Engenharia Automotiva disseminam técnicas e conhecimentos relativos à tecnologia da mobilidade em suas variadas formas: terrestre, marítima e aeroespacial, bem como o conjunto de conhecimentos científicos relativos à mobilidade.

fonte; http://www.designbrasil.org.br/

segunda-feira, 6 de junho de 2011

impressão 3d - carros conceitos


O trabalho que vai para a construção de um modelo físico de um carro-conceito é normalmente escondida atrás de portas fechadas, conhecido apenas por engenheiros jurar segredo e subcontratados semelhante lacônico.
Pergunte a qualquer pessoa envolvida exatamente quais as empresas utilizam tecnologia de impressão 3-D para criar conceitos ea resposta será invariavelmente ", muitos deles".
Uma empresa, no entanto, abriu o seu cofre secreto. Lembre-se do Citroën Hypnos? Pegamos um enorme prazer em provocar o fabricante de automóveis para o seu interior, estranhos, mas nunca imaginei que pudesse ser construído. Claro Impressão 3-D de serviço I.materialise provado que estamos errados, imprimindo-se alguns lugares-pod como [acima] pode realmente descansar - se você ousar. O mesmo vale para o interior futurista do Renault Ondelios, outra criação I.materialise.
Para 2008 Paris Motor Show, a gente lá no I.materialise peças construídas de um carro-conceito para a Citroën com base no supercarro GT do videogame Gran Turismo 5. A única razão que eles são capazes de falar sobre isso é que o carro é de três anos de idade, e receberam o OK de todas as partes envolvidas.
"Concept cars são destinadas a ampliar a imaginação", disse Joris cascas de I.materlialise. "Isso significa que na frente da engenharia, muitas vezes trecho que atualmente é possível na indústria transformadora. Os métodos e conceitos que levam um fabricante de carro em direção a novas descobertas em design e fabricação é algo que o fabricante de automóveis preferem manter-se perto de seu peito. "
A maioria das pessoas nem sequer percebem que as peças e painéis de carros-conceito enfeitando giratórias de Los Angeles para Genebra são muitas vezes o trabalho de uma impressora 3-D. Aqueles que fazem, mas não estão intimamente familiarizado com o processo, poderia imaginar uma versão gigante de uma impressora desktop que cospe um produto final, pronto para instalação. O processo atual envolve tanto a arte como ciência.
"O que muita gente não sabe é que há efectivamente uma grande quantidade de trabalhos artesanais qualificados envolvidos na impressão 3-D", disse Peels. "Temos os melhores finalizadores do mundo. Essas pessoas são artistas e da produção em alguns casos, passar horas lixar as partes particular com a mão. Como cada peça é única que tem que ter uma compreensão completa da impressão 3-D e entender o que o cliente quer. "
Citroen GT interior: O produto acabado



impressão 3-D - também conhecido como estereolitografia - corta-se em um projeto de "fatias" que são impressos de baixo para cima. Um laser endurece resina líquida em um sólido, uma vez que "desenha" as fatias, uma estratificação diretamente para o próximo para construir um objeto 3-D. A resina é então terminado, pintado ou revestido com um outro material. "O toque não depende do acabamento da peça e do material", disse Peels. "Os topos das peças também são muito bom quando você pode sentir camadas nas laterais. O toque da resina é muito parecida com a traseira de um iPhone 3. Mas, mais uma vez esta não depende muito do acabamento e se existe tinta no papel. "
Para o GT, peças de resina foram revestidos com cobre e níquel. Como teste, I.materialise também impressos e banhado uma grade que viajou mais de 7.500 quilômetros na frente de um carro. Um funcionário ainda imprimiu um fora-de-produção da peça para seu carro pessoal.
Além de conceitos pontuais, Peels vê um futuro na impressão 3-D. Já, o conceito Urbee deve ser impresso pelo Stratasys, e I.materialise está olhando para high-end aftermarket compradores que querem criar peças únicas para as suas criações personalizadas. "Nós já somos partes de impressão 3-D para carros de produção", disse Peels. "Nós, por exemplo, têm sido chamados a fazer a lataria dos automóveis one-off para os entusiastas do esporte. Há um número de 3-D de peças impressas em alguns carros pequenos lotes ".
Claro, ele não pode nos dizer quais são.

 

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fonte;http://www.wired.com/

como regular os faróis do carro !

Feriado: Esqueceu de regular os faróis do carro? 




           Dados divulgados este mês pela Confederação Nacional do Transporte (CNT) apontam que em 2010 as condições das rodovias do Brasil melhoraram significativamente em relação aos anos anteriores, já que houve um aumento dos investimentos em infraestrutura. Porém, ao contrário do que se esperava em relação à segurança nas vias, a Polícia Rodoviária Estadual (PRE) divulgou em agosto um considerável aumento no número de acidentes em várias regiões do país.

            Apenas no Estado de São Paulo, houve um crescimento de cerca de 15% no primeiro semestre deste ano, em relação ao ano anterior. Especialistas acreditam que não há só um motivo para as constantes tragédias nas estradas. Então, qual o papel da correta e frequente manutenção dos automóveis? Será que ela é um dos fatores que poderia fazer com que esses números diminuíssem? Quando o assunto é segurança ao dirigir, o bom estado dos faróis e a conservação das lâmpadas utilizadas é uma preocupação essencial para os motoristas.

          Isso porque o sistema de iluminação de um carro é o que permite com que ele veja e seja visto pelos demais motoristas.  Nesse sentido, é muito importante que os condutores saibam como fazer a regulagem correta dos faróis, pois um farol desregulado não ilumina adequadamente a rodovia ou ainda pode causar ofuscamento, perda de visão momentânea, no condutor do veículo que transita em sentido contrário.

           Pensando na segurança dos motoristas e pedestres brasileiros, Cirilo Moscatelli, gerente nacional de vendas da OSRAM, elaborou um conjunto de dicas importantes sobre regulagem de faróis, como forma de alertar os condutores sobre a importância de uma boa iluminação durante as viagens.

1. Estacione o veículo sobre uma superfície plana, com a frente paralela a uma parede, a uma distância mínima de cinco metros

2. Trace uma linha horizontal na parede que fique na mesma altura do centro do farol do chão

3. Meça a distância entre os centros dos dois faróis e marque em um painel ou na parede. Em seguida, trace duas linhas inclinadas de 15 graus, em relação à linha horizontal, a partir do centro ótico de cada farol.

4. Para encontrar a referência de regulagem, é necessário rebaixar o conjunto de linhas em 1 cm para cada 1 metro de distância entre o carro e a parede.

5. Deve-se regular um facho de cada vez (o outro permanece encoberto). Com um farol baixo ligado, gira-se o parafuso de ajuste até que o facho coincida com a referência traçada na parede.

          Automaticamente, o farol alto também estará regulado. Observe que os parafusos variam de carro para carro: consulte o manual do proprietário. Vale ressaltar que, este procedimento pode ser feito em oficinas, até mesmo gratuitamente.
        Quando se trata de veículos e seus componentes os detalhes são importantes e devem ser levados a sério. Afinal, todo cuidado é pouco quando o assunto é segurança, uma atitude que preserva a vida.

*Cirilo Moscatelli, gerente nacional de vendas da OSRAM.
fonte;http://carpointnews.blogspot.com/search/label/Dicas

terça-feira, 31 de maio de 2011

Opções para "envenenar" o carro

      

Receitas mais procuradas são a preparação aspirada, instalação de turbo e reprogramação do chip da injeção. A potência pode dobrar. Custos variam entre R$ 200 e R$ 8 mil.
Quem nunca sonhou em transformar o carro - mesmo que ele seja um popular 1.0 - num verdadeiro "bólido"? O que muitos motoristas não sabem é que existem várias alternativas para se aumentar a potência de um automóvel.
          Na realidade, a receita a ser utilizada irá depender do resultado desejado e do bolso de cada um. Entre os métodos mais utilizados estão a preparação aspirada, a instalação de turbo e a reprogramação do chip do módulo de gerenciamento da injeção eletrônica.

          No caso da preparação aspirada, explica Fabio Ditzel, proprietário da Auto Mecânica Ditzel, o objetivo é aumentar a capacidade de admissão de mistura ar / combustível no motor aspirado, através do aumento da área de passagem ou do tempo de admissão do ar a ser utilizado na queima de combustível. Esse tipo de serviço é feito, principalmente, em veículos carburados (mais antigos) e compreende a substituição e ajuste de vários componentes do motor.
          Se a pessoa não estiver disposta a desembolsar muito, no máximo R$ 800, a opção será fazer uma preparação aspirada "leve", que irá compreender basicamente o rebaixamento do cabeçote (que diminui o volume da taxa de combustão e aumenta a taxa de compressão) e a troca do comando de válvulas - alterações que podem elevar a potência de um carro em até 30%.
          Por outro lado, uma preparação aspirada mais pesada pode chegar a custar mais de R$ 8 mil. Isto porque este tipo de "mexida" compreende a instalação de carburadores maiores, aumento dos dutos de cabeçote, colocação de filtros de ar de maior vazão e substituição do comando de válvulas por um de perfil mais agressivo, além da redução do peso da biela e virabrequim (através de usinagem) ou a troca das peças originais fundidas por forjadas (mais resistentes). Com essa mudanças, a potência de um Opala 4.1 pode ser aumentada de 170 cv para 400 cv.
     Mas não existem só vantagens numa preparação aspirada. Dependendo dos componentes adotados, pode ocorrer perda de torque em baixa rotação, e nos casos mais extremos a marcha-lenta será prejudicada. Por isso, a escolha dos componentes deve ser feita com critério para não afetar a dirigibilidade no trânsito. Outro efeito colateral da preparação aspirada é que o consumo do carro irá aumentar em até 20%. Um serviço de preparação aspirada leva de dois dias (leve) a duas semanas (pesado) para ser concluído.
Turbo.
         Outra forma de se "envenenar" um veículo é a instalação de turbo. Esse sistema se baseia num eixo com dois rotores. Um deles (a turbina, ou parte quente) é impulsionado pelos gases de escapamento, fazendo girar o outro rotor (o compressor, ou parte fria), que admite o ar externo e o força para dentro dos cilindros do propulsor do carro. Resultado: o motor ganha condições de produzir ainda mais potência e torque, com a vantagem de serem obtidos em regimes próximos aos do propulsor original.
        E o aumento de potência realmente pode ser grande, dependendo das dimensões da turbina e se a instalação do equipamento for aliada a uma preparação do motor. Num Golf 1.8 (antigo), por exemplo, a potência gerada poderia saltar dos originais 98 cv para 200 cv. Já no caso dos veículos 1.0, o incremento de potência é menor, em média 20%.
           Um ponto negativo da instalação de turbo é o desgaste precoce do propulsor. O motivo, observa Jaime Nunez, proprietário da Chil Car, oficina especializada em preparações, é que as peças originais de um propulsor aspirado são projetadas para um determinado desempenho. Com a instalação do turbo, esses componentes acabam sendo muito mais exigidos, o que aumenta o desgaste e reduz a vida útil das peças. Além disso, o consumo do carro terá um aumento de até 30%.
         Quanto ao custo de instalação do turbo, ele varia entre R$ 600 (um kit usado) e R$ 3 mil (um sistema novo), mas a recomendação dos proprietários de oficinas é que os motoristas sempre optem por kits de turbo novos. A instalação do sistema leva, no máximo, dois dias.
Chip.
       Outro serviço muito utilizado por pessoas que desejam envenenar um veículo é a reprogramação do chip do módulo de gerenciamento da injeção eletrônica. Através de um computador, dotado de um programa capaz de modificar instruções armazenadas no chip, é possível adiantar o ponto de ignição e injetar mais gasolina na câmara de combustão em determinadas faixas de rotação. Com isso, um carro 1.0 pode ter sua potência aumentada em até 10% e a de um modelo turbo elevada em até 50%.
       De acordo com Alberto Gonzalez, proprietário da Tecnicar, oficina especializada na reprogramação de chips, o custo deste tipo de serviço varia de acordo com o tipo de módulo de injeção e o modelo de carro. Uma reprogramação num carro 1.0 custa, em média, R$ 200. Já num Golf, Audi A3 e modelos importados a despesa pode variar entre R$ 350 e R$ 1,2 mil. O serviço leva em média meio dia. Como nas demais alterações no motor, a reprogramação do chip também traz efeitos colaterais: aumento de consumo (de até 30%) e elevação do índice de emissão de poluentes.
Nitro
Uma nova receita para se envenenar automóveis vem conquistando muitos adeptos em todo o Brasil. A febre é o Nitro, um sistema que funciona com um cilindro recarregável que injeta uma substância (óxido nitroso) na câmara de combustão do veículo. Com isso, o carro ganha subitamente, por alguns segundos, até 120 cavalos a mais de potência e o motorista tem a sensação de estar num "foguete": leva um coice e fica grudado no banco.
          Seu uso, no entanto, é recomendado apenas em pistas de corrida, devido aos problemas que esse tipo de sistema poderia causar no trânsito urbano. Outro aspecto sedutor do Nitro é a forma de acionamento. O sistema entra em funcionamento através de uma chave, localizada no painel ou junto ao câmbio, semelhante a utilizada nos caças para a liberação de míssil.
         Quanto ao custo de instalação, ele varia entre R$ 1,8 mil (com um bico de injeção) e R$ 2,2 mil (com quatro bicos de injeção). Um cilindro de Nitro permite entre 40 e 45 injetadas de óxido nitroso. A recarga desse componente sai por R$ 165,00.
Segundo Caio Cartaxo, vendedor da Race Force, loja especializada na venda de kits e componentes para preparação de automóveis, a instalação do cilindro é feita no porta-malas ou atrás do banco do motorista. Ele garante que o óxido nitroso não é inflamável. Ou seja, não existe a possibilidade do cilindro explodir no interior do veículo.   

Revisões e documentação
           Quem pretende incrementar ainda mais a potência do carro, não pode esquecer de que não é apenas o motor que precisa receber atenção. O veículo precisa passar por uma revisão completa, incluindo o sistema de direção, freios, suspensão e refrigeração, pois com as alterações do propulsor o carro terá um outro comportamento dinâmico. Também é interessante que os motoristas façam as trocas de óleo e filtros nos prazos recomendados pelos fabricantes.


           Além disso, vale a pena sempre conferir se o nível de água do radiador está completo, já que os componentes do propulsor serão muito mais exigidos. Um outro cuidado importante que os motoristas devem ter é em averiguar se a mudança realizada no carro não precisa de regularização junto ao Detran.
        Instalação de turbo e mudanças radicais no motor, por exemplo, exigem autorização prévia do órgão de trânsito, que depois irá emitir (após uma inspeção) um novo Certificado de Registro e Licenciamento de Veículo (CRLV). Dirigir um carro fora das especificações descritas no CRLV pode dar multa de R$ 127,69 e perda cinco pontos no prontuário, pois é uma infração grave de trânsito.

fonte; http://www.motoronline.com.br/fichatec/veneno.htm

quinta-feira, 19 de maio de 2011

Scott Robertson



Scott Robertson nasceu em Oregon e cresceu no país. Quando ele era criança, o pai do artista, Richard, o ensinou a desenhar e projetar os brinquedos em sua imaginação. Fascinado pela velocidade, ele e seu pai projetado e construído soapbox derby carros. Na idade de 14, Scott terminou em sexto no mundo com os All-American Soap Box corrida anual do Derby, em Akron, Ohio. Em 1984 ele participou Oregon State University, onde estudou uma variedade de assuntos e remaram na equipe de tripulação, um arqueiro.
Após dois anos e meio no estado de Oregon, Scott transferido para Art Center College of Design em Pasadena, Califórnia, onde seu pai estudou ilustração. Depois de muitos todos nighters e espessamento da pele, as críticas, ele se formou em 1990 com honras e um BS em Design de Transportes. Ele imediatamente abriu uma empresa de consultoria em San Francisco, onde ele projetou uma grande variedade de produtos de consumo, sendo a maioria dos bens duráveis ​​médicos e artigos esportivos. Em 1995, ele começou a dar aulas no Art Center, em primeiro lugar com uma passagem de ano e meio no Centro de Arte da Europa em Vevey, na Suíça (já encerrado) e, em seguida, em Pasadena, Califórnia.
Desde que voltou da Europa, os clientes Scott já incluíram a subsidiária da BMW Designworks / EUA, Bell Sports, Raleigh Bicicletas, Mattel, Patagônia, Scifi Lab, 3DO, longa-metragem "Minority Report", a Nike, Rock Shox, Universal Studios, OVO, Black Diamond, Angel Studios, Rockstar Games, Sony Online Entertainment, Jogos de Buena Vista, e da Fiat.
Em 2002, Scott fundada Design Studio Press, uma editora dedicada ao ensino de arte e design. primeiro livro DSP, Design Concept 1, lançado em 2003 e hoje fora de catálogo, é uma coleção de arte original por sete dos artistas conceito topo de trabalho em Hollywood. Todos os sete artistas se reuniu para Design Concept 2, publicado em 2006, desta vez incluindo o trabalho de quatorze estilistas convidados também. Em 2004, Scott-arte dirigida 240 ilustrações para Wheels Mattel Hot AcceleRacers jogo de cartas colecionáveis ​​e autor de How to Draw Cars da Hot Wheels Caminho para Motor Books Inc.
Cumprimento da missão de design, desenho e processamento de educação, Design Studio Press se uniu com a Gnomon Workshop para criar uma biblioteca de "como fazer"? DVDs. Scott deu instruções em nove DVDs, concentrando-se no desenho e técnicas de renderização para projetistas industriais e de entretenimento. Ele co-produziu um adicional de 41 DVDs com vários grandes artistas, designers, e instrutores, incluindo a famosa designer Syd Mead.
Além de trabalhar como consultor de design para o entretenimento, artigos esportivos, indústrias e transportes, Scott continua a ensinar no Art Center College of Design.


alguns desenhos de Scott




alguns livros de Scott



fonte;http://www.drawthrough.com

Chip Foose



Em uma carreira relativamente curta, Chip Foose criou um legado de projetos e realizações que estão bem além de seus anos.
Nascido em Santa Barbara, Califórnia, outubro 13, 1963
Chip Foose começou a trabalhar em automóveis aos sete anos para a companhia de seu pai (Project Design). Incentivado pela Ford e Preston Tucker designer Alex Tremulis, Chip começou a freqüentar o Art Center College of Design em 1982, porém abandonou após dois anos devido a dificuldades financeiras. [1] Depois de trabalhar durante quatro anos na ASHA Corp, Chip retornou ao o Centro de Arte para completar sua educação. Após graduar-se em 1990, Chip trabalhou em tempo integral para Sterenberger Design e part-time para Boyd Coddington. [2] Em 1993, demitiu-se Chip Sterenberger trabalhar para J Mays na Ford, no entanto Coddington era capaz de convencer Chip para trabalhar para ele em vez disso. [1] Trabalho para Coddington em tempo integral, Chip eventualmente se tornou o presidente da empresa Coddington de Hot Rods por Boyd. Enquanto trabalhava para Coddington, Foose projetado muitas das criações Coddington bem conhecidos, tais como o Boydster I e II.
Em 1998, o chip saiu por conta própria e abriu Foose Design em Huntington Beach, Califórnia, onde ele agora constrói surpreendentes carros personalizados para clientes privados e comerciais. A empresa e seu nome cresceu para novas fronteiras. Em 2000, ele e luxo MHT Rodas assinaram um acordo para produzir uma linha de Rodas Foose.
Então, em 2002, o Discovery Channel decidiu filmar um documentário sobre a construção de uma modificação '02 Ford Thunderbird chamado Speedbird para o SEMA Show, eo segmento era jogado com freqüência na rede. Chip ganhou mais exposição em 2003, como resultado de um documentário da CPT em sua concepção e criação do Thunderbird. Em 2004, o programa TLC Overhaulin 'começou a ar com Chip como a estrela do show.
Em 2006, a Chip lançou uma linha de réplicas de fundição de muitos de seus famosos projetos em parceria com os fabricantes de Johnny Lightning na criação de JL Full Throttle. JL Full Throttle produziu muitos dos Chip's famosos, desenhos premiados como Grande Mestre e impressão. Também replicadas foram uma série de carros de Overhaulin '. Anunciado no SEMA Show, em 2006, foi uma parceria entre Foose e Ford Motor Company para a produção de veículos destinados Foose Ford, o primeiro dos quais foi mostrado em 2007 no New York Auto Show.
Chip também foi mantido como consultor de design para fornecer arquitetos com elementos de estilo único para o exterior e interior da expansão de US $ 275 milhões de MotorCity Detroit Casino, prevista para ser concluída até o final de 2007.
Chip também encontra tempo para atuar como vice-presidente da Progeria Research Foundation, na Califórnia capítulo. (Irmã caçula Foose morreu de Síndrome de Hutchinson-Gilford Progeria.)
Chip e sua esposa Lynne vivem no sul da Califórnia com seus dois filhos Brock e Katie.
Hemisfear
Em 2007, a Chip começou a produção limitada (50 veículos no total) do Hemisfear. Também conhecido como o Foose Coupe, o Hemisfear foi desenhado por Chip em 1990, durante seu último ano no Centro de Arte. Este desenho da estrutura anterior e do modelo do Hemisfério serviu de inspiração para o Plymouth Prowler. A escala completa, Hemisfear plenamente operacional foi publicamente revelado na mostra de comércio de SEMA em novembro de 2006 amparada por um acordo com a companhia de carro morrem elenco modelo, Full Throttle JL que tinha parceria com a Chip para construir tanto Hemisfear real e miniaturas do carro.
A primeira produção disponível para venda Foose Coupe, bem como uma consulta do projeto para a concepção dos veículos de interiores e exteriores tratamentos com Chip foi leiloado no leilão de veículos Barrett-Jackson, em Palm Beach, na Flórida no final de março de 2007. O veículo era o veículo lance mais alto de todo o Barrett-Jackson Auction
Distinções e Prêmios
Chip ganhou amplo reconhecimento pela excelência e originalidade de seus projetos e criações automotivas. Em Novembro de 1997, Chip tornou o mais jovem pessoa a ser introduzido no Hot Rod Hall of Fame. Além disso, o chip foi introduzido no Starbird Darryl Rod & Custom Car Museu do Hall of Fame em 2002, o Grand National Roadster Show Hall of Fame em 2003, eo San Francisco Rod e Custom Motorcycle Hall of Fame em 2005. Chip também ganhou os seguintes prêmios por seu trabalho:

    
* Prêmio América Most Beautiful Roadster em 1995, 1996, 1999, 2000, 2001, 2003 e 2006. Alguns destes carros foram desenhados por Foose e completados por outros construtores, incluindo como Boyd Coddington, Barry White, e Bobby Alloway.
    
* Detroit Autorama Ridler Award em 2002, 2003 e 2005.
    
* The Good Guys Street Rod do Ano nos anos 1990, 1991, 1995, 1997, 1999 e 2001.
Faixa de preço de um veículo Foose (personalizado e zero)? A maioria dos veículos são baseados em um tempo e processo de cotação de materiais. Por respeito à sua privacidade, nós não costumamos discutir as finanças dos nossos clientes.
Criada por qualquer celebridades? John Travolta, Tim Allen, Lance Armstrong, Nick Lachey
O que você acha do movimento do estilo de vida DUB / urbana? Eu aprecio todos os aspectos do design de automóveis e cultura do carro. O DUB e mercado urbano parece ter muita atenção devido ao aspecto desportivo e de celebridades da música. Isso é legal. É só mais uma expressão da paixão por carros. Eu vejo alguns passeios incríveis e novas idéias neste mercado que realmente me impressiona.
Quais as novas tendências que você vê? Uau, isso é uma pergunta difícil. É como perguntar quanto tempo é uma corda! (Laugh!) toda a cultura automotiva e personalização parece mover-se em ondas. Todos de uma expressão de um repentino novos ou abordagem vem. Quando você olhar de perto, muitas vezes, tem uma fundação é a cultura do carro anterior. Eu tenho dito muitas vezes não há respostas erradas no carro de personalização. Faça o que gosta, expressar-lhe a personalidade, divirta-se!


fonte:http://www.chipfoose.com